Porto Velho, RO - Na manhã desta quarta-feira (17/4), o Ministério Público de Rondônia (MPRO) marcou presença no seminário “Diálogos sobre atuação estratégica nas demandas de saúde”, realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) em Porto Velho. O principal objetivo do evento é criar um espaço de diálogo interinstitucional para a proteção da vida e da saúde pública.

Em sua fala, o Promotor de Justiça Julian Imthon Farago destacou a importância de discussões constantes sobre assuntos referentes à saúde pública. Ele enfatizou a necessidade de manter sempre as portas abertas para o diálogo amplo e irrestrito. Destacou “o quanto é importante, relevante e efetivo que as instituições mantenham esse diálogo aberto para que as pessoas possam receber do Estado tudo aquilo que elas merecem e precisam. Nós buscamos aprimorar a prestação de serviço à saúde, evitando a judicialização e promovendo um serviço de excelência a todos os que necessitarem.”

O Promotor de Justiça Tiago Lopes Nunes, que responde pela 12ª Promotoria de Justiça de Porto Velho, responsável pela curadoria da Saúde Municipal, também estava presente e destacou a importância do evento. “A sociedade contemporânea exige que esses diálogos sejam travados no sentido de tornar mais efetivo o serviço público de saúde. A participação do Ministério Público, interagindo com os órgãos de controle, como o TCE, com os órgãos do Poder Executivo, é fundamental para evitar a judicialização, que se mostrou ineficaz nos casos de saúde. Dessa forma, a ideia é que a interação plural possa garantir a efetivação de um serviço de qualidade para a sociedade.”, pontuou o membro do MPRO.

Além do Ministério Público do Estado de Rondônia, estiveram presentes na reunião a Secretaria Municipal de Saúde, a Ordem dos Advogados do Brasil, a Polícia Militar, a Procuradoria de Justiça e o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia. O evento foi transmitido via Youtube, ampliando ainda mais o alcance e a participação do público interessado. Realizado pela Defensoria Pública do Estado de Rondônia, o ato ocorreu em alusão ao Dia Mundial da Saúde.


Fonte: Gerência de Comunicação Integrada (GCI)