Porto Velho, Rondônia -
Foi realizada na manhã da sexta-feira (5/4), na modalidade de videoconferência, a primeira reunião da Rede Nacional de Inovação Digital, por iniciativa da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

A reunião contou com a participação de 58 integrantes da Rede, formada por membros e servidores dos ramos e unidades do Ministério Público brasileiro.

A Rede de Inovação Digital, que consiste em um dos instrumentos da Política Nacional do MP Digital, instituída por meio da Resolução n. 276/2023, foi criada com o objetivo de integrar e coordenar os esforços, a experimentação, o compartilhamento de boas práticas e a atuação colaborativa para resolução de problemas ou necessidades comuns às atividades do Ministério Público. Compete à Rede propor, fomentar, desenvolver, gerenciar, impulsionar e apoiar iniciativas de inovação digital, inclusive de cunho experimental, que possam contribuir para o aprimoramento da atuação ministerial, buscando a desburocratização, a melhoria de processos e a economia de recursos.

A representação do MPRO na Rede cabe ao Promotor de Justiça Felipe Magno Silva Fonsêca, membro do Comitê Gestor de Sistemas, e ao servidor Marcelo Douglas Silva dos Santos, Coordenador do Escritório de Modernização e Inovação (EMI).

A reunião foi presidida pelo Conselheiro do CNMP e Presidente da CPE, Moacyr Rey, para quem "A palavra-chave da Rede é colaboração. Sem colaboração, não há inovação. E este é um dos papéis do CNMP: atuar como plataforma de integração, articulação e harmonização, conectando as unidades e subsidiando todo o Ministério Público brasileiro a otimizar os resultados de suas próprias políticas de transformação digital".

Durante a reunião foram tratados assuntos relativos ao MP Digital e à Rede, apresentados produtos do MP Digital em desenvolvimento e definida a temática do próximo encontro, previsto para o dia 15 de maio, com o tema “Resultado do diagnóstico de destreza digital”, levantamento realizado pela CPE com o objetivo de explorar a maturidade e a mentalidade digital dos MPs em oito dimensões críticas: estratégia digital da organização; serviços ao cidadão; pessoas; gestão e governança; liderança; operações; cultura e tecnologia.


Gerência de Comunicação Integrada (GCI)