Sony World Photography Awards 2024 também homenageou o brasileiro Sebastião Salgado

Porto Velho, Rondônia - Em uma cerimônia de entrega de prêmios em Londres, foram anunciados na última sexta-feira os nomes dos vencedores do Sony World Photography Awards 2024. Entre os dez ganhadores das categorias profissionais está o argentino Jorge Mónaco, professor de fotografia e diretor da Escola Nacional de Fotografia (ENFO), que, com a série Retratos e paisagens — dez fotos de paisagens e retratos “liminares” de pessoas de grupos sociais minoritários, como albinos e pessoas trans e não binárias — conquistou o primeiro prêmio na categoria portfólio.

Os vencedores receberão prêmios que incluem até US$ 25 mil em dinheiro (cerca de R$ 129 mil), equipamento de imagem digital e a oportunidade de exibir seu trabalho na exposição Sony World Photography Awards na Somerset House, em Londres.

“Essas imagens fazem parte de vários projetos pessoais, alguns dos quais separados do corpo principal e funcionam como peças independentes”, disse Mónaco ao La Nacion, quando foi selecionado como finalista. "Meu foco está na sinceridade e autenticidade, convidando o espectador a se aprofundar nas histórias íntimas dos protagonistas. Além disso, alguns dos meus projetos acontecem ao ar livre, proporcionando contextos sociológicos que enriquecem a narrativa visual. Meu objetivo é criar projetos que evidenciem a vida de pessoas de grupos minoritários, sejam eles étnicos, religiosos ou de gênero. Através das minhas imagens, pretendo conscientizar e promover a inclusão, oferecendo uma perspectiva reflexiva sobre a diversidade humana.”

Para Mônaco, a fotografia continua a ser uma forma “poderosa e relevante” de expressão visual e um instrumento para tornar visíveis as questões sociais.

“Especialmente a fotografia latino-americana é uma janela para a riqueza cultural, social e política da região, que se destaca pela diversidade de estilos e abordagens que refletem a complexidade da experiência do nosso território, convidando-nos a refletir sobre a nossa história, a nossa identidade e nosso futuro comum”, observou.

Em 2002, Mônaco recebeu o National Endowment for the Arts Research Grant por seu ensaio fotográfico The Mennonites. Em 2021, ganhou o prêmio de segundo melhor trabalho do 109º Salão Nacional de Artes Visuais. Publicou também o álbum de fotos "Albinos. Sendo diferente", onde abordou os problemas enfrentados pelas pessoas que têm essa condição.

Durante a cerimônia de entrega de prêmios, foi anunciado o título de “Fotógrafa do Ano”, conquistado pela francesa Juliette Pavy com o seu projeto documental sobre as vítimas de uma campanha de controle forçado da natalidade (que causou a morte de algumas jovens e esterilizou muitas outras) divulgados pelas autoridades dinamarquesas a que foram submetidas meninas e adolescentes da comunidade Inuit, na Groenlândia, nas décadas de 1960 e 1970.

Também foram divulgados os nomes dos vencedores das competições Open, Student e Youth. E foi prestada homenagem a Sebastião Salgado, renomado fotógrafo brasileiro. A exposição Sony World Photography Awards 2024 acontecerá na Somerset House, em Londres, até 6 de maio, e apresentará mais de 200 impressões e imagens digitais adicionais dos fotógrafos vencedores e finalistas.


Fonte: O GLOBO