Caça ilegal dizimou boa parte da população da espécie, que habita a ilha de Java

Porto Velho, Rondônia - Um novo filhote de rinoceronte de Java, o mais raro do mundo, foi avistado em um parque nacional da Indonésia, dando esperança ao esforço de conservação desta espécie ameaçada. O animal, com idade entre três e cinco meses, foi encontrado no mês passado por uma das 126 câmaras instaladas no Parque Nacional Ujung Kulon, na ilha de Java.

O mamífero, cujo sexo ainda é desconhecido, foi visto caminhando com sua mãe no parque, o último habitat selvagem remanescente dos rinocerontes de Java.

"Louvado seja Deus, esta é uma boa notícia e mostra que os rinocerontes de Java, que só existem em Ujung Kulon, podem se reproduzir adequadamente", disse Satyawan Pudyatmoko, alto funcionário do Ministério do Meio Ambiente, em comunicado no sábado.

Após anos de declínio populacional, as autoridades acreditam que restam 82 rinocerontes no santuário de cerca de 120 mil hectares.

Uma das características dos rinocerontes de Java é que eles possuem dobras na pele que lhes dão a aparência de usarem uma armadura.

No passado, eram milhares em todo o Sudeste Asiático, mas a sua população diminuiu significativamente devido principalmente à caça furtiva.


Fonte: O GLOBO