Tricolor ficou apenas no empate sem gols com o Cerro Porteño

Porto Velho, Rondônia - O Fluminense perdeu a grande oportunidade de disparar na liderança do Grupo A. O Tricolor, se vencesse o Cerro Porteño, chegaria a sete pontos em três jogos e colocaria um jogo de vantagem em relação ao terceiro colocado da chave, mas o empate sem gols e uma atuação pouco convincente frearam o bom momento tricolor.

Apesar de ter desempenhado um bom futebol frente a Red Bull Bragantino e Vasco, pelo Brasileirão, muito pela quantidade de chances de gols criadas, o Fluminense repetiu a atuação burocrática e sem brilho da estreia da Libertadores frente ao Alianza Lima, e pouco assustou o time paraguaio.

O deserto de ideias apresentado no Estádio Nueva Olla pode acender um sinal de alerta de preocupação para as próximas partidas, principalmente na Libertadores, já que o próximo compromisso do Tricolor é contra Colo-Colo, fora de casa, no próximo dia 9 de maio. Uma derrota frente ao time chileno pode colocar uma pressão a mais na equipe para os dois últimos jogos da fase de grupos. Em casa, o Flu recebe o próprio Cerro, no dia 16 de maio, e depois recebe o Alianza Lima, no dia 30.

A tônica da partida foi o modelo comum dos jogos do Fluminense: posse de bola e controle das ações. Ao todo, foram 73% de posse de bola para o Tricolor, mas novamente foram poucas finalizações de real perigo ao gol paraguaio. Para ser mais exato, apenas um chute foi em direção ao gol defendido por Jean.

Nem mesmo as mexidas ofensivas feitas por Fernando Diniz foram capazes de dar algum lampejo de criatividade para a equipe. Renato Augusto e Douglas Costa entraram na partida para dar um pouco mais de lucidez e verticalidade, mas não conseguiram mudar a postura do time dentro de campo e foram 'contaminados' pela atuação fraca e apagada do time.

Por fim, apesar do deserto de ideias nos dois jogos fora de casa nesta Libertadores, os dois empates não foram ruins se olharmos para a tabela de classificação. Em 2023, dos três jogos fora de casa na fase de grupos, o Flu venceu um e perdeu dois, e no Maracanã, venceu dois e empatou um. 10 pontos foram suficientes para avançar como líder do Grupo.

Na atual edição, o Fluminense fecha o 'primeiro turno' da fase de grupos da Libertadores com 5 pontos, na liderança do Grupo A, seguido por Colo-Colo e Cerro Porteño, com quatro pontos cada, e Alianza Lima, lanterna da chave, com dois pontos.

Ao que tudo indica, duas vitórias nos dois jogos restantes no Maracanã garantem a classificação para o Fluminense sem maiores sustos, mas um triunfo frente ao Colo-Colo, no próximo dia 9, pode dar ainda mais tranquilidade para uma caminhada rumo a vaga nas oitavas de finais.


Fonte: O GLOBO