Kim Jong Un foi o protagonista de uma demonstração de poder na Coreia do Norte, ao participar de uma manifestação militar na quarta-feira, na qual pilotou um novo tanque de batalha. Fonte: KCNA

Porto Velho, Rondônia - Kim Jong Un foi o protagonista de uma demonstração de poder na Coreia do Norte, ao participar de uma manifestação militar na quarta-feira, na qual pilotou um novo tanque de batalha. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (14) pela agência estatal norte-coreana KCNA.

O líder norte-coreano expressou grande satisfação com o desempenho do novo veículo militar, que marcou sua estreia demonstrando impressionante poder de fogo. O exercício teve o intuito de avaliar as habilidades de combate das equipes de tanques e familiarizá-las com diferentes missões táticas.

Tanques norte-coreanos surpreendem em simulação de combate

Segundo a KCNA, os tanques mostraram excelente desempenho nas piores circunstâncias de combate durante a simulação. Com ataques poderosos, alcançaram seus alvos de uma só vez, rompendo linhas de defesa com alta manobrabilidade. A 105ª Divisão de Tanques, que venceu a batalha simulada, já havia ocupado a capital sul-coreana, Seul, durante a Guerra da Coreia.

Além de Kim Jong Un, altos funcionários do governo, incluindo o ministro da Defesa Kang Sun Nam, estiveram presentes no evento. Uma das imagens divulgadas pela agência de notícias mostra o líder norte-coreano com a cabeça para fora do tanque, dirigindo o veículo.

Manifestação de poder coincide com fim de exercícios militares sul-coreano e americanos

A realização da manifestação militar na Coreia do Norte coincide com o término dos exercícios militares conjuntos da Coreia do Sul e dos Estados Unidos. Os exercícios, denominados “Escudo da Liberdade”, foram os primeiros realizados após a Coreia do Norte romper um pacto militar inter-coreano de 2018 em novembro, com o objetivo de reduzir as tensões na região.

Em resposta à atividade militar da Coreia do Norte, o exército sul-coreano realizou um exercício conjunto em uma base de treinamento na cidade de Pocheon na semana passada, envolvendo tanques, veículos blindados e aeronaves de caça FA-50. Ao longo dos anos, a Coreia do Norte condenou repetidamente esses exercícios militares como um pretexto para uma guerra, enquanto Seul defende que são ações puramente defensivas.

A demonstração de força de Kim Jong Un ocorre logo após ele liderar um exercício de tiro de artilharia realizado pelo Exército Popular da Coreia, na semana passada. Segundo a KCNA, o exercício envolveu unidades que operam próximo à fronteira e estão ao alcance de Seul, descrita como “capital do inimigo”.

Fonte: O Antagonista