Presidente da Petrobras explicou a decisão sobre a retenção dos recursos e admitiu que o Conselho da companhia foi orientado por Lula. Foto: Pedro França/Agência Senado
Porto Velho, Rondônia - Os investidores repercutem nesta quinta-feira, 15, as declarações do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, que admitiu, em postagem no X (ex-Twitter) a interferência direta do governo sobre a decisão de não pagar os dividendos extraordinário e disse que o Conselho de Administração da petroleira foi orientado por Lula. Mas defendeu que o ato representou apenas “um adiamento” no pagamento.
Desde a divulgação da retenção de pouco mais de 40 bilhões em uma reserva de capital da companhia, as ações da empresa se desvalorizaram cerca de 10%, o que representa um destruição de valor na casa dos 55 bilhões de reais. Nem a retomada dos preços do petróleo, que avançaram 3% no mercado internacional conseguiu conter a fuga dos investidores.
Ainda no mercado corporativo, a Eletrobras, que adiou a divulgação do balanço da noite de quarta-feira, 14, para esta manhã, apresentou reversão de prejuízo e mostrou lucro líquido de 893 milhões de reais no quarto trimestre de 2023. Além disso, anunciou o pagamento de 1,296 bilhão de reais em dividendos.
A mineradora Vale deve continuar respondendo ao desempenho do minério de ferro, que recua 1,5% na primeira parte da sessão em Singapura.
Na agenda econômica, dados do varejo no Brasil e nos Estados Unidos podem dar uma visão mais detalhada do desempenho das economias neste início de ano. Além disso, os números da inflação ao produtor americana (PPI) podem calibrar as expectativas para os juros por lá. A expectativa é que o número não apresente sobressaltos, como foi o CPI (Índice de Preços ao Consumidor) na semana passada, e reforce as apostas em cortes nas taxas básicas de juros americanas no segundo semestre deste ano.
Outro dado que pode mexer com expectativas por aqui é a estimativa do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplica) de um déficit primário de 61,3 bilhões de reais em fevereiro, influenciado pelo pagamento de precatórios. Os dados acumulados do primeiro bimestre, no entanto, registraram superávit de 18,7 bilhões de reais. Os números são preliminares, e o instituto deve apresentar o resultado oficial no dia 27 de março.
Fonte: O Antagonista
0 Comentários