India Willoughby, primeira repórter transgênero de televsão do Reino Unido, apresentou queixa policial contra J.K. Rowling por transfobia. Fonte: Joel C Ryan/Invision/AP

Porto Velho, Rondônia - A britânica India Willoughby, primeira repórter transgênero de televsão do Reino Unido, apresentou queixa policial contra J.K. Rowling por transfobia. India acusa a escritora da saga “Harry Potter”, de a chamar repetidamente pelo gênero errado em declarações públicas e nas redes sociais.

As acusações

India afirma que Rowling afirmou publicamente que ela “não se tornou uma mulher”, referindo-se a ela usando pronomes masculinos, e ainda zombou abertamente da emissora ITV Tyne Tees, onde a repórter trabalha. Esses comentários foram feitos por J.K. Rowling na rede social X, agora extinta.

A resposta de Rowling

A autora respondeu às acusações, alegando que havia sido aconselhada por advogados de que a “obsessão de Willoughby contra mim nos últimos anos pode atingir o limite legal para assédio”. Rowling ainda afirmou, usando pronomes masculinos para se referir à Índia: “Ignorei esse conselho porque não me incomodaria em dar à India a publicidade que ele tão claramente deseja”.

Proteção legal

No Reino Unido, a hostilidade baseada na identidade transgênero pode ser processada como crime de ódio. Rowling defendeu-se referindo-se a uma decisão de 2021, que protegia as opiniões críticas de gênero da pesquisadora Maya Forstater como uma crença filosófica protegida por lei. “Nenhuma lei obriga ninguém a fingir acreditar que a India é uma mulher”, disse J.K.

Recente envolvimento de Rowling

Recentemente, a escritora esteve envolvida em um processo para encontrar roteirista para a série de live-action de Harry Potter para Max. A proposta foi reduzida a três finalistas: Francesca Gardiner, Tom Moran e Kathleen Jordan. A série está prevista para estrear em 2026.

Fonte: O Antagonista