Porto Velho, RO - Neste período de intensa atividade na construção civil e reformas de imóveis, a atenção aos cuidados com a rede elétrica se torna essencial. A Construção Civil, sendo um dos setores econômicos com maior incidência de acidentes de trabalho registrados, destaca-se também pelos incidentes de origem elétrica.
O coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Rondônia, Caio Ramos, ressalta a importância de medidas preventivas na hora de construir ou reformar. Contratar profissionais capacitados e garantir treinamentos adequados para as equipes são passos fundamentais. O não uso de equipamentos de segurança e a falta de experiência são apontados como as principais causas de ferimentos e até mesmo mortes decorrentes de choques elétricos.
Com foco na responsabilidade de assegurar a segurança e evitar situações de risco, Caio elaborou uma lista de cuidados especiais com instalações elétricas que os trabalhadores precisam observar durante o desenvolvimento de projetos.
Seguem abaixo algumas orientações de segurança:
- Em construções ou reformas, mantenha uma distância mínima de até 3 metros da rede elétrica, especialmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro, andaimes, vergalhões, escadas e arames;
- Preste atenção à distância da rede elétrica em construções e manutenções de telhados;
- Ao instalar ou consertar antenas, tenha cuidado com a rede elétrica, escolhendo um local afastado dos fios, principalmente em dias sem chuva;
- Planeje a colocação de andaimes, pois estes devem ficar distantes da rede de energia e devidamente sinalizados;
- Manobre caminhões com cuidado para evitar o contato ou dano à rede elétrica;
- Nunca tente remover materiais em contato com a rede elétrica, pois podem conduzir eletricidade e causar acidentes;
- Mantenha a fiação fora do alcance de crianças;
- Evite utilizar "benjamins" (também conhecidos como T) para ligar mais de um aparelho na mesma tomada, pois isso pode sobrecarregar a instalação elétrica, provocar curto-circuito e incêndios.
Se o acidente ocorrer em via pública, evite o contato direto com a pessoa afetada, pois ela pode estar em contato com partes energizadas. Nesse caso, peça ajuda para isolar/sinalizar a área e entre em contato imediatamente com a Energisa pelo telefone 0800 647 0120 para o desligamento da energia.
Para dúvidas ou serviços da Energisa, os clientes podem entrar em contato pelos canais de comunicação, incluindo o call center, Whatsapp Gisa (69) 99358-9673, site oficial (energisa.com.br), e o aplicativo Energisa On, disponível para download no Google Play ou App Store.
Fonte: rondoniagora
0 Comentários