Porto Velho, RO - O Ministério da Educação (MEC) anunciou que as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 serão divulgadas na próxima terça-feira, 16 de janeiro. Os estudantes que participaram do exame aguardam ansiosamente por seus resultados, que são essenciais para diversas oportunidades educacionais no Brasil.

Para acessar suas notas, os participantes devem seguir os seguintes passos:

  1. Acesse a "Página do Participante" no site oficial do Enem.
  2. Faça o login utilizando o seu cadastro único da plataforma gov.br.
  3. Caso tenha esquecido sua senha, é possível recuperá-la seguindo as instruções fornecidas na página. Basta acessar a página acesso.gov.br, inserir o CPF e clicar em "Avançar". Em seguida, escolha uma das opções de recuperação de senha, preencha os campos necessários e gere uma nova senha.

É importante que os participantes estejam preparados para conferir suas notas e verificar como se saíram nas diferentes áreas de conhecimento avaliadas no Enem.

Além disso, o MEC também anunciou que as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) serão abertas em 22 de janeiro. O Sisu oferecerá um total de 264 mil vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o país. A distribuição das vagas é a seguinte:

  • Nordeste: 45% das vagas.
  • Sudeste: 32% das vagas.
  • Sul: 12% das vagas.
  • Centro-Oeste: 8% das vagas.
  • Norte: 4% das vagas.

Os estudantes interessados em ingressar em cursos de graduação em instituições públicas devem ficar atentos ao prazo de inscrição, que se encerra em 25 de janeiro. As inscrições devem ser feitas por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O Enem é uma das principais formas de avaliação do desempenho escolar dos estudantes brasileiros ao final da educação básica e é utilizado como critério de seleção para diversas instituições de ensino públicas e privadas, bem como para programas governamentais de apoio à educação superior, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Além disso, os resultados individuais do Enem podem ser usados em processos seletivos de instituições de ensino superior em Portugal que possuam convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), facilitando o acesso de estudantes brasileiros à educação superior no exterior.


Fonte: O Globo