Obras do conjunto da nova ETA estão avançadas em Jaru (Foto reprodução)

Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia está avançando na implementação da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) em Jaru, visando melhorar e expandir o sistema de abastecimento de água no município. Com 60% de execução já entregues, as obras são conduzidas pela Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), marcando um progresso significativo no projeto.

A equipe de fiscalização da Seosp informou que até o momento foram investidos R$ 2.922.916,29 (dois milhões, novecentos e vinte e dois mil, novecentos e dezesseis reais e vinte e nove centavos), representando 42,64% de conclusão de toda a obra do sistema em Jaru. Esses recursos provêm do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), além da contrapartida do Governo do Estado.

A nova ETA terá uma capacidade de vazão de 60 litros por segundo, contando com dois decantadores, sete filtros, quatro floculadores e uma calha parshall para medição contínua das vazões de entrada e saída de água. Os trabalhos de instalação iniciaram em abril de 2023, e a engenheira fiscal da Secretaria, Adrian Alves de Souza, destaca o acompanhamento rigoroso para garantir o cumprimento do cronograma e a segurança dos envolvidos.

Além da ETA, está em andamento a implantação de ligações domiciliares, com 420 já instaladas no perímetro urbano de Jaru. O contrato prevê um total de 3.080 instalações, trazendo benefícios diretos para as residências do município.

O titular da Seosp, Elias Resende, considera o avanço das obras como um marco histórico para Jaru, afirmando: "Estamos falando de algo histórico para essa cidade, algo que parecia estar distante da realidade de muitos, agora, está ganhando forma."

As ligações domiciliares podem ser solicitadas sem custos junto à Companhia de Águas e Esgotos (Caerd), e a engenheira fiscal, Adrian Alves, destaca a importância dessa solicitação para acelerar os serviços e garantir benefícios à comunidade.