Do total dos estudantes que participaram do exame, 40% são da rede pública

Porto Velho, RO - O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado em novembro e, dos 60 alunos que obtiveram nota máxima na redação, apenas quatro são estudantes da rede pública. O texto discursivo, que vale de 0 a 1.000, pode ser decisivo para o acúmulo de pontos necessários para o ingresso no ensino superior.

O número representa menos que 10% do total de redações gabaritadas, sendo que 40% do total dos estudantes que participaram do exame são da rede pública. Entre os quatro alunos, um é do Espírito Santo, outro do Rio Grande do Norte, um do Rio de Janeiro e o último de Tocantins.

Resultados da Redação foram divulgados em coletiva sobre balanço do Enem 2023 — Foto: Reprodução

O exame obteve um total de 3,9 milhões de inscritos, porém 1,2 milhão não realizou a prova — o equivalente a quase um terço dos estudantes. Dentro deste total, 60 obtiveram nota máxima na redação. Esse número teve um aumento de 233% em relação ao Enem 2022, quando apenas 18 participantes gabaritaram a redação.

Os estados que tiveram maior número de notas mil na redação foram Rio de Janeiro e São Paulo, com sete gabaritos em cada. Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Piauí também chamaram atenção, com seis notas máximas. Bahia, Ceará e Goiás tiveram quatro cada.

Na última edição, os candidatos do exame nacional precisaram produzir uma redação dissertativa-argumentativa com o tema "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".

De acordo com o MEC, as redações são corrigidas de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência: domínio da escrita formal, compreensão do tema, coesão, argumentação e respeito aos direitos humanos. O espelho das redações produzidas pelos vestibulandos, com detalhes da correção, só serão disponibilizados 90 dias após a divulgação das notas.

Entre os dias 22 e 25 de janeiro — ou seja, de segunda a quinta-feira da próxima semana —, serão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibilizará 264 mil vagas em instituições públicas de educação superior de todo o país a partir dos resultados do Enem 2023.


Fonte: O GLOBO