Fornecimento de água será suspenso para ajustes técnicos em uma nova estação de tratamento de água. Veja como economizar água no dia a dia.
Porto Velho, RO - O fornecimento de água será interrompido nas regiões Centro e Norte de Porto Velho. A suspensão acontece nesta terça-feira (16) das 6h até às 20h. Segundo a empresa responsável pelo abastecimento, a paralização é para ajustes técnicos na nova Estação de Tratamento de Água (ETA).
A nova estação de água funciona na Estrada de Santo Antônio e deve produzir mais 3,6 milhões de litros de água por hora, totalizando 6,2 milhões de litros de água por hora na rede de distribuição da capital.
A Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) alerta para a população das regiões que serão atingidas sobre a conscientização no uso da água durante a paralização, e que a participação de todos é essencial para a conservação do recurso hídrico.
Veja dicas de como economizar água no dia a dia:
🚿 Banhos mais curtos; o ideal é optar por banhos rápidos, que durem o tempo para fazer a higienização do corpo. Além disso, para potencializar a economia, desligue o chuveiro ao lavar o cabelo e ao se ensaboar.
🚰 Desligar a torneira ao escovar os dentes. Escovar os dentes e lavar o rosto e as mãos com a torneira aberta pode representar um gasto de 12 litros de água.
🍽️ Economize na hora de lavar a louça. Antes de começar, retire os restos de comida com o apoio de um guardanapo ou toalha de papel e ensaboe todas de uma só vez, com a torneira fechada. Depois, faça o enxágue.
👖 Acumule roupas para serem lavadas de uma só vez, em ciclos completos de lavagem. A redução pode impactar também no consume de energia. Logo depois, reaproveite a água da máquina de lavar com sabão para limpar calçadas, pisos e até os automóveis.
💦 Verifique vazamentos e infiltrações nas tubulações para evitar o desperdício e elevar a taxa de água.
🚽 As descargas com válvula de duplo acionamento economizam mais, pois liberam água de acordo com a necessidade e podem ser instaladas nas descargas de parede e em caixas acopladas.
Fonte: G1/Ro
0 Comentários