Alunos do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) utilizam conhecimentos adquiridos para empreender durante as festividades de fim de ano

Porto Velho, RO - No Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) em Porto Velho, a Escola Móvel de Panificação e Confeitaria tem sido o local de transformação para muitos alunos que agora veem no curso de panetone uma oportunidade não apenas de aprendizado, mas também de ganhar uma renda extra durante o período natalino.

Durante as aulas, os participantes não apenas aprenderam a arte de fazer panetones deliciosos, mas também foram instruídos sobre o planejamento e desenvolvimento de projetos caseiros. O conteúdo incluiu o uso adequado de equipamentos, utensílios e tecnologias aplicadas aos processos, seguindo as boas práticas de manipulação de alimentos.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a importância dessas oportunidades para os concluintes dos cursos oferecidos pelo Idep. Para ele, isso é resultado do planejamento estratégico da gestão estadual, que coloca a qualificação da mão de obra como uma política pública acessível a todos os cidadãos.

"Quem estuda no Idep se prepara, visando ocupar postos de trabalho em empresas consolidadas ou prefere abrir o próprio negócio", observou o governador. Ele ressaltou que a meta do Governo de Rondônia é incentivar a geração de emprego e renda, focando no progresso econômico aliado ao desenvolvimento social.

Empreendedorismo em Foco

Leideléia Vieira de Souza, 43 anos e moradora do Setor Chacareiro, Bairro Jardim Santana, em Porto Velho, já havia concluído o curso de Panificação e voltou ao Idep para aprimorar suas habilidades na produção de panetones. "Postei nas minhas redes sociais que vou vender panetone e já tenho várias encomendas", comemorou a empreendedora que já vende pães, bolos caseiros e para festas.

José Batista da Silva, morador do bairro Lagoa Azul, na Zona Leste da Capital, com 19 anos, comercializa desde a adolescência pães caseiros e sonhos fabricados pelo pai. Agora, após o curso, ele planeja não apenas vender os produtos, mas também colocar a mão na massa. "Depois do curso, vou ajudar na produção", adiantou o empreendedor, cuja família terá um fim de ano mais próspero graças ao ensino profissionalizante oferecido pelo Idep.

O curso de panetone não apenas proporcionou uma habilidade adicional aos alunos, mas também abriu portas para novas oportunidades de empreendedorismo, mostrando que a qualificação profissional pode ser a chave para uma renda extra significativa, especialmente durante as festas de fim de ano.


Fonte: O observador