Clube terá que seguir regras do governo regional para redução do consumo de água; medidas incluem economia nas duchas e compensação do uso em gramados (Foto reprodução) |
Porto Velho, RO - O Barcelona enfrentará restrições no consumo de água devido à seca prevista para as próximas semanas na Catalunha. O governo regional anunciou medidas para enfrentar a escassez de água, incluindo restrições no esporte profissional. O clube terá que seguir as novas regras, o que significa que os jogadores só poderão tomar banho em casa após os jogos como mandantes.
A Generalidade da Catalunha determinou que o Barcelona, que consome água em locais como o Estádio de Montjuïc, o Centro de Treinamento e outros, deverá compensar o gasto de água usado para irrigação e economizar nas duchas. O governo exige que o clube reduza significativamente o consumo de água em instalações como o CT Joan Gamper, o Estádio Johan Cruyff e o Estádio de Montjuïc (Olímpico Lluís Companys), além de limitar o uso de chuveiros.
David Mascort, ministro da Ação Climática, Alimentação e Agenda Rural, afirmou à rádio "Cadena SER" que o Barcelona terá a obrigação de compensar o consumo de água para continuar regando os gramados e utilizar os chuveiros. Caso o clube não cumpra as medidas, os jogadores terão que tomar banho em casa após os jogos como mandantes.
A proibição do uso de duchas em ginásios e centros esportivos, sem exceções para categorias de base, esporte amador ou profissional, faz parte das medidas adotadas em resposta à situação de "pré-emergência" enfrentada pelos municípios da região devido à escassez de água.
No domingo passado, a Generalidade da Catalunha firmou um acordo com o Barcelona e o Girona, líder da La Liga, para combater a seca no país. Os clubes se comprometeram a adotar medidas necessárias para reduzir o uso da água em suas instalações. Em novembro, o Barcelona já havia iniciado ações preventivas, reduzindo o consumo de água de 450 metros cúbicos por hectare por mês para 200 metros cúbicos em diversos campos de suas instalações.
0 Comentários