A cidade abriga o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, maior templo católico do país

Sem a visita do Presidente da República neste ano, Aparecida (SP) deve receber 250 mil pessoas neste feriado em homenagem à padroeira do Brasil, uma alta de 10% em relação á edição anterior. As estimativas são do governo de São Paulo, que também calcula que as celebrações devem atrair 2,3 milhões de pessoas desta quinta-feira a domingo e movimentar R$ 4 bilhões.

A cidade abriga o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, maior templo católico do país, e é o principal destino do turismo religioso de São Paulo.

Com exceção de 2020, quando as celebrações foram feitas de forma virtual em razão da pandemia, Aparecida recebeu a visita do então presidente Jair Bolsonaro nos outros três anos de mandato, inclusive durante a campanha eleitoral de 2022, causando tumulto no santuário.

Após se apoiar no público evangélico desde a eleição de 2018, Bolsonaro foi recebido com vaias e aplausos na missa do ano passado. O arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, questionado sobre o uso eleitoral da presença de Bolsonaro nas celebrações do dia, disse que receberia o então presidente "com todo o respeito", mas cobrou "identidade religiosa" dos fiéis, sem citar o visitante.

Nesta quinta-feira, a missa das 9h teve a presença do governador Tarcísio de Freitas, a primeira-dama Cristiane Freitas e o secretário de Governo, Gilberto Kassab. Bolsonaro, neste ano, trocou Aparecida por Chapecó (SC). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Brasília se recuperando de uma cirurgia no quadril e nas palpebras.

Romeiros de todo o país

Aparecida recebe anualmente romeiros de todo o país, que caminham por dias pelas estradas que levam até a cidade, o chamado Caminho da Fé. A rota reúne mais de 50 cidades paulistas.

A tradição costuma render acidentes na beira das pistas. Neste ano, um homem de 67 anos morreu após ser atropelado na Rodovia Presidente Dutra, na altura de Guararema, na madrugada da última segunda-feira. A Polícia Rodoviária Federal orienta evitar as caminhadas à noite e que os romeiros usem roupas claras e coletes refletivos.

— A Dutra e outras estradas se tornaram uma cataquese da fé do povo que vem à Aparecida. Chegam com os pés chagados, mas a alma lavada e o coração alegre — discursou Brandes durante a missa.


Fonte: O GLOBO