Contra o Uruguai, jogador rompeu Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e menisco

Desde 2017, Neymar não consegue realizar uma temporada completa de jogos, tanto por clubes ou seleções. A lesão sofrida na terça-feira, na derrota do Brasil por 2 a 0 nas Eliminatórias da Copa, foi confirmada pela CBF na tarde da última quinta: o brasileiro rompeu o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) do joelho esquerdo e também rompeu o menisco. A expectativa de recuperação de casos como este é estimada entre 8 a 10 meses.

O rompimentos do LCA é ocasionado geralmente em movimentos que envolvem giros e mudanças rápidas de direção. Logo em seguida, é possível sentir ou ouvir um estalo quando o ligamento se rompe, além disso, se forma um inchaço significativo nas articulações dentro de algumas horas. No lance, é possível ver o momento em que Neymar, após se desequilibrar, apoia o peso do corpo na perna esquerda, o que aumenta a pressão sobre o joelho.

O tratamento necessário envolve a fisioterapia, exercícios especializados ou cirurgia, a depender da gravidade de cada caso. Nos casos de intervenção cirúrgica, o LCA é reconstruído usando um pedaço de tendão colhido dos músculos da própria pessoa.

Confira as lesões que tiraram Neymar de jogos importantes
  • 16/01/2014 - Lesão nos tendões do tornozelo direito / 10 jogos fora / primeira grande lesão no tornozelo
  • 04/07/2014 - Fratura na terceira vértebra da coluna / 2 jogos da seleção fora / ausente na semifinal e na disputa do terceiro lugar da Copa do Mundo de 2014
  • 27/02/2018 - Fissura no quinto metatarso direito / 16 jogos fora / ausente no jogo de volta das oitavas da Champions contra o Real Madrid (PSG foi eliminado) e em amistosos da seleção contra Alemanha e Rússia, preparação para a Copa de 2018
  • 23/01/2019 - Fratura no quinto metatarso direito / 18 jogos fora / ausente nos jogos de oitavas da Champions contra o Manchester United (PSG foi eliminado)
  • 06/06/2019 - Ruptura ligamentar no tornozelo direito / 5 jogos fora / cortado da Copa América de 2019
  • 14/10/2019 - Lesão grau 2 na coxa esquerda / 6 jogos fora
  • 10/02/2021 - Lesão no adutor da coxa esquerda / 9 jogos fora / ausente nos jogos de oitavas da Champions contra o Barcelona (PSG se classificou)
  • 29/11/2021 - Lesão ligamentar no tornozelo esquerdo / 13 jogos fora
  • 24/11/2022 - Lesão ligamentar no tornozelo direito / 2 jogos da seleção fora / ausente contra Suíça e Camarões pela fase de grupos da Copa do Mundo de 2022
  • 19/02/2023 - Lesão ligamentar no tornozelo direito / 19 jogos fora / ausente no jogo de volta das oitavas da Champions contra o Bayern de Munique (PSG foi eliminado)
  • 17/10/2023 - Ruptura do Ligamento Cruzado Anterior e lesão no menisco / tempo de recuperação estimado entre oito e doze meses
Foco no mental

No início de 2022, Neymar falou ao streamer Gaules e ao ex-atacante Ronaldo Fenômeno sobre seu psicológico na segunda metade da carreira:

— Eu brinco com meus amigos, digo que com uns 32 (anos) já está bom. Mas, sinceramente, não sei. Vou jogar até cansar mentalmente, enquanto estiver bem de cabeça, bem de corpo. De corpo, consigo durar mais uns aninhos, mas é a cabeça que precisa estar bem sempre — disse ele na ocasião.

Na mesma transmissão, o jogador se defendeu de acusações de que usa os períodos de recuperação para festejar no Brasil, como numa viagem em que esteve no país durante o Carnaval:

— Fui uma vez. Estava em final de tratamento, já estava podendo andar, dançar, correr. Fui um dia antes de ir para Paris. Começaram a pegar no meu pé. Mas tenho que levar na boa, não dá para agradar a todo mundo, infelizmente.


Fonte: O GLOBO