Ministro da Justiça conversou por telefone com o governador do estado, Wilson Lima

O ministro da Justiça, Flávio Dino, informou nesta quinta-feira que o governo federal vai reforçar o efetivo da Força Nacional para combater os incêndios que atingem a floresta no estado do Amazonas.

"Conversei agora com o governador do Amazonas, Wilson Lima. Atendendo à orientação do presidente Lula, e à vista da solicitação do governador e da bancada federal amazonense, vamos mobilizar mais efetivo da Força Nacional para reforçar as nossas equipes que já estão lá combatendo incêndios florestais", escreveu Dino, no X (antigo Twitter).

Pelo segundo dia seguido, Manaus amanheceu sob fumaça, nesta quinta-feira. O efeito das fortes queimadas na região é motivo de preocupação e colocou a capital do Amazonas entre as cidades com pior qualidade de ar no mundo, de acordo com monitoramento da plataforma World Air Quality Index. Somente nos 12 primeiros dias de outubro, foram registrados 2704 focos de queimada no estado, o segundo maior do país (atrás do Pará), e um número 148% maior do que houve no mesmo período do ano passado.

Os 2704 focos de incêndio registrados no Amazonas já são um recorde para outubro, mesmo com menos da metade do mês. Desde o início da série histórica, em 1988, nunca houve tantas queimadas em um período do dia 1º ao dia 31 de outubro. No ano passado, foram 1.503 queimadas no mês inteiro, quantidade 80% menor do que foi visto somente em 12 dias agora.


Fonte: O GLOBO