Especialistas destacam que celebridades devem vistoriar bagagem e itens pessoais antes de pegarem voo para casa em meio à circulação de praga pela cidade francesa

Enquanto Paris estava sob os holofotes do restante do mundo durante a sua anual semana da moda, com desfiles, shows e eventos acontecendo por toda a cidade, uma infestação de percevejos tomava conta do metrô, trens e cinemas. Agora, organizações especializadas no controle de parasitas pressionam para que os artistas tomem cuidado para evitar carregarem os bichos para outros países.

Entomologista certificado e vice-presidente sênior de relações públicas da National Pest Management Association (Associação Nacional de Gestão de Pragas), Jim Fredericks alertou, em entrevista ao site TMZ, que os percevejos são capaz de pegar carona até longas distâncias.

Fredericks disse ao site que qualquer celebridade que compareceu a desfiles de moda ou se hospedou em hotéis de Paris precisa fazer uma inspeção rigorosa de sua bagagem e de sua roupa de cama. Isso também inclui aqueles que ficaram nos hotéis mais luxuosos da capital francesa, já que os parasitas podem se infiltrar em qualquer ambiente — até mesmo os de cinco estrelas. Antes de pegar o voo para casa, os artistas devem também inspecionar com atenção itens pessoais, como bolsas e mochilas.

Desfile da Hermès na Semana de Moda Masculina de Paris: verão 2024 — Foto: Christophe Archambault / AFP

Neste contexto, quaisquer resquícios de exoesqueletos ou manchas fecais são indicações da presença de percevejos. Mesmo sem encontrar sinais, as celebridades devem lavar bem as roupas e secá-las totalmente, na avaliação de Fredericks.

Os percevejos são insetos achatados que se escondem em fissuras e fendas de colchões e em outras estruturas, como armações de camas, almofadas e paredes. Ainda que não sejam transmissores de doenças, eles se alimentam de sangue e injetam saliva na pele enquanto picam, para evitar a coagulação.

Ação do governo foi cobrada

Questionado pela Câmara Municipal de Paris, a menos de um ano dos Jogos Olímpicos, o governo francês se comprometeu a “agir mais” contra a infestação de percevejos pela capital parisiense. Na próxima semana, operadores de transportes serão convocados para uma reunião em que vão discutir maneiras de "proteger" os passageiros.

Na última quinta-feira, a Câmara Municipal de Paris cobrou do governo “um plano de ação" contra os insetos, citando um “ressurgimento significativo” desta espécie parasita.

“O Estado deve reunir urgentemente todas as partes interessadas, a fim de implementar um plano de ação proporcional a este flagelo, enquanto toda a França se prepara para acolher os Jogos Olímpicos”, alertou o órgão.

No entanto, “não há ameaça para as Olimpíadas (...) Os percevejos já existiam”, disse o vice-prefeito Emmanuel Grégoire, ao canal BFMTV. Ele afirmou acreditar que “os Jogos Olímpicos são uma oportunidade” para “entrar numa lógica de saúde pública”.

Sintomas da picada

Ainda que sejam indolores, as marcas da picada surgem na pele de algumas horas até dez dias depois. Alguns dos sintomas causados pelas picadas do inseto:
  • Apenas orifícios diminutos
  • Manchas planas arroxeadas
  • Manchas vermelhas, protuberâncias sólidas salientes ou urticária (vergões), muitas vezes pruriginosas e com um orifício diminuto no centro.
  • Bolhas

Fonte: O GLOBO