Documento tem como objetivo garantir que o uso da tecnologia no setor criativo siga princípios éticos e responsáveis e respeite a propriedade intelectual

Nesta quarta-feira, 26 organizações internacionais — incluindo o Grupo de Diários América (GDA), do qual O GLOBO faz parte — se uniram para lançar uma iniciativa inédita sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) no mercado criativo.

O documento, chamado de "Os Princípios Globais para Inteligência Artificial", têm como objetivo orientar o desenvolvimento, a implementação e a regulamentação de sistemas e aplicativos de IA confiáveis, e garantir que o impacto da tecnologia no setor caminhe junto de uma estrutura ética e responsável, sem abrir mão da inovação. O texto é assinado por instituições que representam empresas de jornalismo e entretenimento, editoras e publicações acadêmicas ao redor do mundo.

As organizações, por exemplo, orientam desenvolvedores de sistemas de IA a seguir algumas diretrizes como o respeito à propriedade intelectual de conteúdos originais e transparência sobre a inclusão de obras autorais em dados usados para treinar a tecnologia, incluindo a atribuição clara de um conteúdo original aos seus respectivos autores.

A iniciativa ainda destaca a importância de que os modelos de IA não sejam usados para fins anticoncorrenciais que prejudicam o setor criativo (como facilitar abusos de posição dominante, excluir rivais do mercado ou criar discriminação quando se trata de os editores exercerem o seu direito de escolher a forma como o seu conteúdo é utilizado) , e que respeitem os direitos humanos, a privacidade dos usuários e as legislações internacionais.

Os "Princípios Globais para a IA" também reforçam a necessidade de promover fontes de informação confiáveis e de reconhecer o papel inestimável dos profissionais na criação de conteúdos de qualidade que possam servir para o eventual treinamento das bases de dados usadas por sistemas de IA. De acordo com o documento, a "apropriação indevida e indiscriminada de nossa propriedade intelectual pelos sistemas de IA é antiética, prejudicial e uma violação de nossos direitos protegidos".

Para Danielle Coffey, CEO da News Media Alliance, associação que representa aproximadamente 2.000 jornais nos Estados Unidos e Canadá, a iniciativa demonstra como "a ampla concordância dos editores de todo o mundo de que sua propriedade intelectual, que é o produto de investimentos significativos feitos para fornecer conteúdo jornalístico e criativo de qualidade, deve ser reconhecida e respeitada".

— Os sistemas de IA são tão bons quanto o conteúdo que usam para treiná-los e, portanto, os desenvolvedores da tecnologia de IA generativa devem reconhecer e compensar os editores pelo enorme valor que seu conteúdo contribui para o desenvolvimento desses sistemas — defendeu Coffey.

Angela Mills Wade, diretora-executiva do Conselho Europeu de Editores, avalia que o documento abre caminho para "uma poderosa convergência de inovação e desenvolvimento ético da IA".

— Convidamos os órgãos reguladores a estabelecerem estruturas legais que impulsionem a inovação e criem novas oportunidades de negócios, garantindo que a IA se desenvolva de forma responsável e sustentável para os setores editorial e jornalístico, respeitando plenamente seus direitos de propriedade intelectual — destacou Wade.

O texto completo do documento está disponível na íntegra neste link. As organizações signatárias incluem:
  • AMI – Colombian News Media Association
  • Asociación de Entidades Periodísticas Argentinas (Adepa)
  • Association of Learned & Professional Society Publishers
  • Associação Nacional de Jornais (Brazilian Newspaper Association) (ANJ)
  • Czech Publishers’ Association
  • Danish Media Association
  • Digital Content Next
  • European Magazine Media Association
  • European Newspaper Publishers’ Association
  • European Publishers Council
  • FIPP
  • Grupo de Diarios América (GDA)
  • Inter American Press Association
  • Korean Association of Newspapers
  • Magyar Lapkiadók Egyesülete (Hungarian Publishers’ Association)
  • NDP Nieuwsmedia
  • News/Media Alliance
  • News Media Association
  • News Media Canada
  • News Media Europe
  • News Media Finland
  • News Publishers’ Association
  • Nihon Shinbun Kyokai (The Japan Newspaper Publishers & Editors Association)
  • Professional Publishers Association
  • STM
  • World Association of News Publishers (WAN-IFRA)

Fonte: O GLOBO