Porto Velho, Rondônia
- O Conselho da Mulher de Ariquemes nas pessoas da Presidente Elineide Ferreira, a Vice-Presidente Catiane Malta e as conselheiras Beatriz Ferreira Campos, Isis Maciel dos Santos, Rosilda Ferreira da Silva Viana, , Juliani Soares e Ilda Salvadico, além de Erli Luiz de Oliveira juntamente com a Delegacia da Mulher do Município de Ariquemes, Rosa Maria Pinho Campo, em alusão ao Agosto Lilás realizou na Delegacia de Polícia Civil um ciclo de palestras de sensibilização e consciência da importância do Atendimento Acolhedor e Humanizado às mulheres vítimas de violência domésticas pelos policiais.


O evento também contou com a presença do deputado estadual Lucas Torres, que destacou a importância da temática. Presente também Dr. Ricardo Rodrigues, Delegado Regional de Ariquemes e o Delegado Dr. Joas da Silva Gomes.
 

A ação faz parte das estratégias para melhorar a qualidade do atendimento a mulheres nestas condições de extrema vulnerabilidade, que muitas vezes enfrentam situações de constrangimento ou insensibilidade por parte das instituições que deveriam lhe dar suporte nestes momentos de extrema complexidade e urgência. Esta ação deverá ser replicada nas demais instituições que também trabalham no atendimento à mulher vítima de violência.
 

Foi esclarecido também na oportunidade que muitas vezes o Estado falha em não fornecer um atendimento humanizado, assim como com os próprios servidores, que muitas vezes trabalham com baixo efetivo de pessoal entre outras problemáticas internas, o que por si reflete no atendimento à população.