“Estamos muito felizes com esse resultado, pois ele indica que estamos oferecendo ensino superior com uma qualidade que está acima da média esperada pelo MEC, e essa conquista veio já no nosso primeiro ano”, comemora a presidente da FAVOO, Carolina Navarro Torres, lembrando que “isso só foi possível pois não começamos do zero, mas herdamos toda a tradição e prosperidade da já renomada AVEC, que sempre se pautou pela excelência e qualidade”.
Para o diretor da Favoo, Rodrigo Alves Correia, o alto grau de avaliação materializa e expressa o reconhecimento e prestígio da instituição perante a comunidade, e os investimentos financeiros que foram feitos, melhorando sua infraestrutura e programas de ensino: “Essa nota influencia positivamente o futuro da instituição e ajudar a garantir a qualidade e excelência do ensino e pesquisa oferecidos aumentando ainda mais as chances de nossos alunos serem aceitos em programas de pós-graduação ou em empregos desejados. O resultado demonstra nossa tradição de qualidade e sobretudo a capacidade diferenciada de nosso corpo docente”, destacou. E sobre a qualidade do corpo docente da FAVOO ela é de fato diferenciada. A FAVOO é a única faculdade do município a ter promotores de justiça, delegados e magistrados em seu quadro de professores e coordenadores.
A Nota do MEC é essencial para medir e validar a qualidade das Instituições de Educação Superior do país. Esse processo é feito no credenciamento de uma IES ou no seu recredenciamento. Quando realizado na segunda opção, visa assegurar que as condições atestadas no credenciamento inicial da instituição (de funcionamento e infraestrutura) foram mantidas ou aprimoradas. Ao final dessa avaliação, o MEC atribui uma nota à instituição, chamada de Conceito Institucional.
“Essa nota tão expressiva e em tão pouco tempo da FAVOO ter assumido como mantenedora da Faculdade, é fruto de um trabalho coletivo que envolveu todas as áreas da Faculdade e os alunos, principalmente, que são o motivo de todo nosso esforço. Vamos continuar buscando a excelência que foi comprovada por essa avaliação”, enfatizou a coordenadores do Curso de Direito, Heloisa Prado Pereira de Oliveira.
COMO SÃO AS NOTAS DO MEC
O MEC atribui conceitos de 1 a 5 a vários indicadores distribuídos em cinco eixos: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, políticas de Gestão e Infraestrutura Física. No total a instituição é avaliada em 51 indicadores.
As notas 1 e 2 classificam o que é considerado como níveis insatisfatórios, o que pode levar a penalidades diversas e, em último caso, ao descredenciamento da IES no MEC. A nota 3 classifica a IES em nível satisfatório e a nota 4 coloca a IES numa posição acima da média do que é esperado pelo MEC. E a nota 5 é sinal de excelência máxima.
O relatório apresentado pelo MEC ao final da avaliação destacou que “o plano de melhorias e processos de gestão a partir das avaliações externas e internas demonstra a implementação de ações efetivas na gestão da Instituição de Educação Superior- IES e evidencia a evolução institucional (da Favoo)”.
Segundo o vice-presidente do Conselho Administrativo da FAVOO e diretor Executivo da Sicoob Credisul, Vilmar Saugo, a mudança da nota 3 para a 4 em apenas um ano, demonstra que a FAVOO está no caminho certo, implantando mudanças e melhorias que permitiram esse salto na nota. “Nossa infraestrutura é excelente e adequada para os cursos ofertados, e estamos preparados para um atendimento adequado aos portadores de necessidades especiais. Além disso, a gente está bastante focado nos processos de gestão e na qualidade de ensino, buscando qualificar o tempo todo o nosso corpo docente para que isso seja traduzido em uma melhoria constante do ensino como um todo”, disse.
Além do atendimento acadêmico, o MEC destacou que a Faculdade FAVOO “presta assistência à comunidade externa por meio dos seus cursos de graduação, realizando eventos, campanhas e oferecendo serviços gratuitos por meio do Coolab Fiscal e do Coolab Jurídico”, acrescentando ainda que a missão, princípios, visão de futuro, objetivos, metas e valores da IES “deixam explícito a busca pelo reconhecimento de excelência acadêmica articulados entre o PPI (Projeto Pedagógico Institucional) e PPC (Projeto Pedagógico de Cursos)”. A comissão avaliadora também ressaltou que a IES promove o incentivo à melhoria do desempenho docente e discente associadas à capacitação, formação continuada e ao desenvolvimento profissional”.
Fonte - Assessoria de Imprensa FAVOO
0 Comentários