Porto Velho, Rondônia – Foram oito dias de mobilização, envolvendo dezenas de pessoas e várias entidades, e alcançando milhares de vilhenenses, particularmente jovens e adolescente.

A campanha “Vilhena Diz Não às Drogas”, iniciativa da Câmara Municipal com participação de vários parceiros e voluntários levou mensagem de prevenção à 17 estabelecimentos de ensino da rede municipal e IFRO, reativou o PROED na cidade e ainda obteve do Executivo municipal o compromisso de ser realizar campanha informativa sobre o tema de forma permanente.

A ação foi elaborada em virtude da ocorrência do Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo e Dia Nacional de Combate às Drogas, 17 e 20 de fevereiro, respectivamente, terem coincidido com o carnaval.

Segundo cálculo dos organizadores, mais de três mil estudantes assistiram as palestras, que também alcançaram três estabelecimentos na zona rural.

A programação nas escolas começou na segunda-feira 13 e se estendeu até sexta-feira 17. No sábado 18 houve um pit stop virtual nas redes sociais dos voluntários e agentes que participaram da ação, e nesta segunda-feira, entre 09 e 11 horas, acontece um grande pit stop bem no centro da cidade, com participação de todos os parceiros nesta iniciativa.

Toda a campanha foi realizada pela Câmara Municipal de Vilhena, Secretaria Municipal de Educação, Polícia Militar, PROERD, FIMCA, Detran, Consultório Lótus, AA, NA, Pastoral da Sobriedade, Janeiro Branco e IFRO, com apoio da ACIV, SICOOB CREDISUL, Loja Maçonica Trabalhando em Perfeito Silêncio e Grande Oriente Brasil-Rondônia, além de profissionais de saúde mental que atuaram de forma voluntária e colaboradores que preferem manter o anonimato e da deputada estadual Rosangela Donadon (União Brasil).

Segundo do presidente da Câmara Municipal, vereador Samir Ali (PODE), a campanha foi um sucesso, superando as expectativas e mostrando que o Poder Legislativo tem compromisso com as causas sociais e competência para ser articulador de grandes campanhas e mobilização popular.

“Agradeço a participação e comprometimento de todos os parceiros nesta iniciativa e em nome dos servidores da Câmara que organizaram e coordenaram a ação parabenizo todas as pessoas que foram à campo levar essa importante mensagem de esperança e prevenção ao flagelo das drogas em nossa cidade e no Estado. Vilhena saiu na vanguarda e tenho certeza que nossa campanha servirá de modelo para que outras cidades promovam ações do mesmo gênero”, destacou o presidente.