Porto Velho, Rondônia -O frevo já toma conta das ruas do Recife, com o desfile do Galo da Madrugada — o desfile do maior bloco de rua do mundo. O sétimo trio acaba de passar pela rua Imperial, onde fica a sede. Depois de dois anos sem sair às ruas, o Galo ganha novamente as ruas do Recife ao longo deste sábado, 18.

A previsão dos organizadores é que o desfile atinja o seu pico por volta das 12h30, quando os 30 trios arrastando mais de dois milhões de foliões ocupem todos os 6,5 km do percurso.

Às 9h em ponto, fogos de artifício anunciaram o início do desfile. Mais de dois milhões de foliões são esperados.

Antes da passagem dos trios, abrem o desfile os tradicionais carros alegóricos. As alegorias fazem alusão ao tema e aos homenageados do bloco.

Este ano, o mote escolhido para o evento foi 'Viva a Vida, viva o Frevo, viva Enéas', em referência ao centenário de nascimento do fundador do bloco. A agremiação, que tem apoio da Vivo para viabilizar a saída dos foliões, homenageia ainda o saudoso artista plástico Ary Nóbrega e o cantor Claudionor Germano.

O desfile do Galo da Madrugada percorre um circuito de 6,5 km e tem previsão de durar nove horas e meia ininterruptas de muito frevo. Além do característico ritmo pernambucano, haverá também um trio para celebrar o brega. Quem comandará esse mix de estilos é a Rainha do Brega, Michelle Melo.

Ela celebrou a presença da cultura periférica em algo grandioso como o Galo da Madrugada.

"Vai ser o trio de número 13, o da Rainha do Brega, onde eu recebo convidados apenas da cena brega, para fazer essa mistura: mostrar que a gente é bregueiro, mas também é pernambucano, e todo pernambucano tem o frevo no pé e no coração", garante.

A valorização e o respeito às raízes negras vão muito além do Galo Ancestral no carnaval 2023 do Recife. No maior e mais democrático carnaval de rua do país, a campanha Xô Preconceito ganhou as ruas para combater todo tipo de discriminação, em especial o racismo.

O tapume da base do Galo está sinalizado com este conceito e traz ainda um QR Code para denúncias, que direciona para a plataforma online Recife Sem Racismo.

Aos pés do Galo Ancestral, está pintada a mensagem “Recife Sem Racismo”. Por um carnaval com o respeito que todos merecem.

Famosos no Galo

Luiza Possi marcou presença no desfile do Galo da Madrugada. Figurinha carimbada da folia na cidade, a cantora disse que estava muito feliz por poder curtir o Galo mais uma vez. O maior bloco de rua do mundo não pode desfilar nos dois último anos devido às medidas sanitárias de combate ao coronavirus.

Quem também está no Recife para curtir o tradicional bloco é Maria Gadú e a namorada Ana Paula Popi.

"Que alegria poder voltar a se reunir nessa que é a maior festa do mundo, e ver o povo reunido, brincando, se embelezando, cantando, dançando, sendo feliz", disse a cantora.

Além dela, Maria Gadú e Gaby Amarantos também já estão no camarote oficial.

Segundo a programação oficial, elas devem se apresentar no bloco, fazendo participações com a cantora pernambucana Nena Queiroga, que comanda 11° trio. Ao todo, 30 trios elétricos desfilam no maior bloco de rua do mundo.

Como é tradição, todos eles serão comandados por artistas locais, alguns trazendo como convidados nomes de outras partes do país.

Fafá de Belém é a convidada especial do trio comandado pelo Maestro Spok, o oitavo do cortejo. Na passagem pelo camarote oficial, Otto e Lula Queiroga fizeram participações especiais.

Quem também já se encontra no camarota do Galo e deve fazer uma participação pela primeira vez é a cantora paraibana Juliette. A vencedora do BBB disse estar arrepiada de emoção desde que chegou. Ela lembrou que na última edição do Galo, em 2020, era uma entre os foliões que acompanhavam o maior bloco de rua do mundo.

Com o Maestro Forró, ela cantou as músicas 'Deus Me Proteja', de Chico César, e 'Morena Tropicana', de Alceu Valença. "Que honra, Pernambuco!", exclamou a vencedora do BBB 21.

Ao todo, 30 trios devem desfilar pelo percurso que teve início começou por volta das 9h.

Juliette entoava 'Anunciação' de Alceu Valença quando Romero Ferro comemorou: "Ele veio!", disse o pernambucano sobre a volta do carnaval, após dois anos seguidos sem festa por causa das medidas sanitárias de combate ao coronavirus.

Pabllo Vittar se juntou à dupla, fazendo a multidão que acompanha o trio elétrico pular e cantar junto, esquecendo o calor e o cansaço após mais de 4h de desfile.

"Eu sempre tô quenga!", afirmou Vittar, respondendo a uma provocação de Romero Ferro. "Recife te ama!", disse o pernambucano. "E eu amo Recife!", respondeu Pabllo, arrancando gritos da multidão.

Com agenda intensa neste carnaval, Pabbllo Vittar disse que mal conseguiu dormir entre a noite de sexta e a manhã deste sábado. A cantora puxou um trio em Salvador, no dia anterior à sua participação no Galo.

Fonte - Terra