O DIA NA HISTÓRIA



BOM DIA 1 DE AGOSTO!

HOJE É

1843 – Dia do Selo Postal Brasileiro - publicação do primeiro selo no Brasil, o “Olho de Boi”. Dia do Poeta de Literatura de Cordel. Dia Mundial do Aleitamento Materno. Dia Nacional do Maracatu .

Católicos celebram Santo Afonso de Ligório, Sete Irmãos Macabeus, São Pedro Fabro

RONDÔNIA

1910 – Por determinação do sanitarista Oswaldo Cruz, a construtora da Madeira-Mamoré inicia a campanha  de quininização compulsória dos trabalhadores nos acampamentos, para prevenir ocorrências de malária. 

1902 - Criação do Parque Nacional da Serra da Cutia em Rondônia. 

1912 – A ferrovia Madeira-Mamoré é inaugurada.

BRASIL

1843 – O Brasil passa a ser o segundo país a lançar o selo em correspondências, as series Olhos De Boi (1843), Inclinados (1844), Olhos De Cabra (1850) e os Olhos De Gato (1854). 1993 – O Cruzeiro Real é a nova moeda brasileira, substituindo o Cruzeiro; as velhas notas são carimbadas com o novo nome.

MUNDO

1907 – Na Inglaterra, coordenado pelo inventor do escotismo, Baden-Powell, e com 20 participanges, acontece o primeiro acampamento escoteiro da história. 

1971 — O Concerto para Bangladesh, organizado pelo ex-Beatle George Harrison, é realizado no Madison Square Garden, em Nova York.

FOTO DO DIA

O pioneiro de Vila Rondônia (Ji-Paraná) Roberto Jotão Geraldo, na década de 1960 praticamente “fundou” o 2º distrito da Vila, instalando um posto de combustível, um hotel, e ficou. Em 1982 foi o 1º prefeito eleito de Ji-Paraná. 

O falecido jornalista (jornal Alto Madeira), Vinícius Danin contava: “Eu não o conhecia e muita gente só falava mal, que ele era grandão e desordeiro” (na época não havia telefone na Vila, e um carro levava até uma semana até Porto Velho). “Eu batia forte – dizia Danin – e uma tarde   estava sozinho na redação, quando apareceu um cara muito forte e alto, dizendo: “Boa tarde, eu sou o Jotão. O que o senhor tem contra mim?”. Danin: “Tremi nas bases, mas ao fim ficamos amigos” (o jornalista João Tavares, já falecido, contava:  “O Danin tremeu quase uma semana”). Agora, aos 82 anos, conforme o jornalista Roberto Gutierrez, “ele está construindo um barco para pescar no Rio Machado”.  

(F. Jotão com o ex-governador José Bianco)

Por - Lucio Albuquerque (Jlucioac@gmail.com)

Postar um comentário

0 Comentários