Convenções partidárias anunciam quem vai disputar o posto de governador rondoniense.

Porto Velho, RO - Desde o dia 20 de julho os partidos estão realizando convenções para confirmar os candidatos ao Governo de Rondônia nas eleições deste ano.

A cadeira de governador passará por nova disputa no fim deste ano e, a partir de janeiro de 2023, terá um novo eleito – ou a permanência de Coronel Marcos Rocha.

O pedido de registro da candidatura, após as convenções, deve ser feito na Justiça Eleitoral até 15 de agosto.

Esta reportagem será atualizada à medida que as convenções forem realizadas.

Coronel Marcos Rocha (União Brasil)


Coronel Marcos Rocha em discurso ao ser anunciado candidato à reeleição pelo governo de Rondônia — Foto: Jaíne Quele Cruz/g1

Coronel Marcos Rocha, atual governador de Rondônia, tem 53 anos e vai tentar a reeleição nas Eleições 2022. Ele nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e é formado em análise de sistema de dados, administração de negócios, e pós-graduado em educação e técnicas de ensino.

Ele tem dois filhos e é casado com Luana Oliveira Santos. Em 2018 foi eleito governador do estado com 530.188 votos (66,34% dos). Rocha também já foi secretário de Justiça de Rondônia (de 2014 a 2017).

Lançamento: A candidatura à reeleição foi lançada no dia 24 de julho durante convenção do União Brasil, juntamente com o partido Republicanos, em Porto Velho.

Daniel Pereira (Solidariedade)


Daniel Pereira é confirmado como candidato ao governo de Rondônia — Foto: Jefferson Carvalho/Rede Amazônica

Daniel Pereira, de 57 anos, nasceu no Paraná e há mais de 40 anos mora em Rondônia. Ele é formado em direito e possui atuação na área acadêmica, como professor. O candidato é casado e tem três filhos. Daniel já foi vereador em Cerejeiras (RO) e deputado estadual por dois mandatos.

Em 2014 ele foi eleito como vice-governador do estado e permaneceu no posto até 2018, quando assumiu a cadeira do então governador, Confúcio Moura. A mudança ocorreu porque Confúcio se lançou candidato ao Senado Federal.

Lançamento: O nome de Daniel Pereira foi oficializado como candidato em convenção do Solidariedade feita no dia 31 de julho. Ele terá Anselmo de Jesus (PT) como candidato a vice-governador.

A convenção foi realizada pelo partido Solidariedade em parceria com o PDT e a Federação Brasil da Esperança - formada pelo PT, PC do B e PV.

Pimenta de Rondônia (PSOL)


Pimenta de Rondônia é lançada candidato ao governo de Rondônia — Foto: Jaíne Quele Cruz/g1

Nascimento Antônio da Silva, de 57 anos, é conhecido como Pimenta de Rondônia, nasceu em Cidade Gaúcha, no interior do Paraná e há mais de 25 anos trabalha como comerciante em Porto Velho. Ele é casado e tem ensino médio completo. Em 2018, Pimenta concorreu na eleição majoritária ao cargo de governador e em 2020 se candidatou à prefeitura de Porto Velho.

Lançamento: O nome de Pimenta de Rondônia foi oficializado como candidato a governador em convenção feita em 31 de julho pelo seu partido, PSOL, em parceria com o Rede Sustentabilidade. Durante o evento também foi apresentada a turismóloga socioambiental, Michele Tolentino, como candidata a vice governadora.

Fonte: G1/RO