Secretaria de Estado da Saúde propôs aporte financeiro para suplementar a manutenção dos leitos de UTI

Porto Velho, RO - Atento à necessidade de prestar apoio aos municípios, principalmente em áreas delicadas da Saúde, como o funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva – UTIs, o Governo de Rondônia fará o repasse mensal de mais de R$ 2 milhões para quatro Hospitais Municipais de Rondônia, no decorrer do ano de 2022.

De modo geral, impasses financeiros impõem aos municípios dificuldades para a manutenção dos leitos de UTI convencionais, desta forma, com o objetivo de fortalecer e ampliar a rede assistencial do Estado, a Secretaria de Estado da Saúde – Sesau propôs aporte financeiro para suplementar a manutenção dos leitos de UTI.

A secretária executiva da Sesau, Michelle Dutra explica que o Estado fará repasse trimestralmente aos municípios contemplados, repasse mensal de R$ 2.197.335,00 (Dois milhões cento e noventa e sete mil trezentos e trinta e cinco reais). “Esse valor corresponde ao atendimento de 50 leitos de UTI Adulto”, detalha a secretária.

Os leitos estão instalados nas seguintes unidades de saúde: Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz, no município de Ji-Paraná; Hospital Municipal Sandoval de Araújo Dantas, em Jaru; Hospital Regional de Ariquemes e Hospital Regional Adamastor Teixeira de Oliveira, em Vilhena.

Além do benefício da oferta e manutenção das UTIs, a secretária lembra que entre os princípios organizativos do Sistema Único de Saúde – SUS, a descentralização e regionalização são indissociáveis, assim como a universalidade, integralidade e equidade, no que diz respeito a este modelo de atenção. “Sendo assim, é de extrema relevância a manutenção dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva nos municípios, o que garantirá fortalecimento da rede assistencial do Estado de Rondônia”, complementa.

Fonte: Governo de Rondônia