Competição ocorrerá de 9 a 11 de setembro na África do Sul

Porto Velho, RO - A seleção brasileira feminina de rugby servens conheceu nesta quinta-feira (21) a equipe adversária na estreia da Copa do Mundo, na Cidade do Cabo (África do Sul). O primeiro jogo será contra a Irlanda, rival já conhecida das Yaras (apelido da seleção), no dia 9 de setembro. Brasileiras e irlandesas já estiveram frente a frente em 18 partidas oficiais, com seis vitórias das Yaras.

A competição começa na fase de oitavas de final. O formato da disputa é mata-mata. Se o Brasil triunfar na estreia, avança às quartas de final, no dia 10, contra a equipe vencedora de Fiji x Japão. As semifinais e a decisão do título estão programadas para o dia 11 de setembro.


Esta será a quarta participação das Yaras em Copas do Mundo. A melhor colocação do país foi o 10º lugar, em 2009, na edição de Dubai (Emirados Árabes Unidos). Nas Copas seguintes, as brasileiras terminaram na 13ª posição: em 2013, na Copa de Moscou (Rússia), e em 2018 em San Francisco (Estados Unidos).

Nesta quarta-feira (20), a World Rugby, federação internacional da modalidade, manteve as Yaras como seleção fixa do circuito mundial feminino de sevens (disputa com sete atletas de cada lado) para a temporada 2022/23. As brasileiras se beneficiaram da punição à Rússia, suspensa de todas as competições devido à invasão militar do país na Ucrânia.

Fonte: Agência Brasil