Formação é voltada para equipe pedagógica da educação municipal de Porto Velho e gestores escolares

Porto Velho, RO - O debate sobre equidade racial na escola é fundamental para o combate ao racismo. Com essa premissa, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está promovendo mais uma formação para os profissionais de educação da rede municipal de ensino no Teatro Banzeiros. A formação é para aproximadamente 30 servidores e tem duração de três dias.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do IBGE de 2021, mais de 54% da população brasileira é composta por pessoas negras. Mesmo que esse número represente mais da metade da população, o racismo permanece presente na sociedade.

De acordo com Gláucia Negreiros, titular da pasta de educação municipal, é importante que a equipe pedagógica se sensibilize para debater raça, racismo e equidade racial nas escolas. “A escola é um ambiente de coexistência, de formação de sujeitos e identidades. Assim, a abordagem sobre raça, racismo e o debate sobre a questão racial é muito importante para que possamos pensar nos processos individuais e coletivos de formação do país e de sua população.

Acredito que o diálogo, a escuta sensível, a valorização da pluralidade de ideias e o reconhecimento do protagonismo dos diferentes sujeitos, além de assegurar espaços seguros de trocas de informações qualificadas e de desconstrução de preconceitos, são percursos a serem trilhados para que a comunidade escolar e a própria sociedade brasileira combatam o racismo”, explicou.

Para Ellen da Silva, diretora de formação da Mahin Consultoria Antirracista, o caminho para o futuro passa por lideranças que compreendem que sem enfrentar a desigualdade racial não há sucesso em políticas públicas. “Sensibilizamos lideranças para a urgência do tema e oferecemos repertório para que elas, a partir do lugar que ocupam, possam contribuir com a construção desse Brasil mais justo. Já realizamos formações com organizações como o Vetor Brasil, a Fundação Lemann, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Rio Grande do Sul e agora nesses três dias em Rondônia”, comentou.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)