Local recebeu investimentos de R$ 294 mil

Porto Veho, RO - Com a proposta de proporcionar um espaço institucional e humanizado às crianças e adolescentes, a Prefeitura de Porto Velho fez a entrega das obras de reforma do Lar do Bebê. O trabalho consistiu no reforço da rede elétrica, pintura nos ambientes, elevação no muro e instalação de cerca elétrica e custaram R$ 294 mil aos cofres municipais.

O Lar do Bebê é gerenciado pelo Departamento de Proteção Social Especial (DPSE) da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf).

Para a diretora do local, Miriam Silva, havia uma grande expectativa para esse novo local. “As crianças que temos vêm de uma situação de vulnerabilidade familiar como, por exemplo, pais dependentes químicos, envolvidas com o álcool ou em casos de violências domésticas. Muitas já anunciam que não tem estrutura para cuidar de outro ser humano e o Conselho Tutelar é acionado e, posteriormente, encaminhamos para serem acolhidas aqui”, relatou.

DESAFIOS SUPERADOS

Para que a obra acontecesse foi preciso superar dificuldades, pois os trabalhos iniciaram em pleno período pandêmico. Agora, há um espaço melhor e especial. “É aqui que nós acolhemos as nossas crianças. A unidade pode atender crianças que a Justiça determina para que seja retirada de seus pais até uma decisão final”, informou o titular da Semasf, Claudi Rocha.

MAIS DIGNIDADE

Lar do Bebê funciona em sede própria

Tradicionalmente, o Lar do Bebê funciona como um espaço de proteção provisória e excepcional de acolhimento institucional, oferecendo ambiente acolhedor e condições institucionais para o atendimento.

“Este espaço esteve sucateado por muito tempo. Alugamos outro local para que as obras acontecessem aqui. A partir de agora, podemos receber as crianças que estejam em vulnerabilidade e que recebam a indicação da Vara da Infância e da Juventude para esse acolhimento com mais dignidade e respeito”, contribuiu o prefeito Hildon Chaves, presente na cerimônia de entrega do novo espaço.

INFRAESTRUTURA

O local comporta uma brinquedoteca, três quartos amplos com capacidade para acolher cerca de 20 crianças, espaços de convivência, sala administrativa, berçário, cozinha, refeitório e espaço de lavanderia. As antigas instalações funcionavam em um prédio alugado.

PARCERIA E ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR

Os móveis planejados foram adquirido por meio do projeto da Vara de Execuções das Penas e Medidas Alternativas (Vepema) do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJ/RO).

Espaço foi montado para dar acolhimento e aconchego para as crianças

A equipe atuante é composta por uma coordenadora, psicólogo, assistente social, educadores, cuidadores, cozinheiro, equipe administrativa, serviços gerais, além de motorista.

REGISTROS

A cerimônia de reabertura do Lar do Bebê contou com a presença do secretário-adjunto da Semasf, Álvaro Mendonça, e do Promotor Marcos Valério Tessila da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude do MP-RO.

SERVIÇO

O cidadão que queira agregar com o Lar do Bebê pode obter informações no DPSE, localizado na Avenida Pinheiro Machado, nº 1718, bairro São Cristóvão (no prédio da Semasf), das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)