Na operação, que contou com apoio do BOPE/PM, FUNAI e ICMBio, foram destruídas duas pontes irregulares que dava acesso indevido à TI

Porto Velho, RO – A Polícia Federal realizou no dia de ontem, 31/05/2022, ações ostensivas de fiscalização na Terra Indígena Karipuna, visando cumprir uma série de medidas determinadas pelo Supremo Tribunal Federal, no bojo da ADPF nº 709. A ação contou com apoio de explosivistas do Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE/PM-RO, FUNAI e ICMBio.



A operação, que durou todo o dia de ontem, realizou a destruição de duas pontes irregulares que foram instaladas na TI Karipuna sem autorização da FUNAI. As pontes eram utilizadas para promover a invasão da TI para exploração comercial de gado de corte e para escoar madeira retirada irregularmente.

A ação tem o intuito de reprimir os crimes ambientais cometidos, coibindo a degradação nesses ecossistemas e oferecendo maior proteção aos povos indígenas, seus costumes, tradições e meios de subsistência. Na semana passada a Polícia Federal de Rondônia também promoveu ações de combate a crimes ambientais nas Terras Indígenas Zoró, Sete de Setembro e Roosevelt.

Fonte: Assessoria PF/RO