Estimativa do Governo de Rondônia é que todas as demais obras do “Tchau Poeira” nos municípios iniciem no segundo semestre

Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia ultrapassou a marca de mil quilômetros de asfalto destinados aos municípios. Esse montante corresponde a todas as obras que já possuem comprometimento orçamentário. O que abrange serviços de microrrevestimento, recapeamento e asfalto novo para os 52 municípios.

Em pouco mais de um ano, já foram executados mais de 180 quilômetros, com investimento de mais de R$ 55 milhões, e 14 frentes de trabalho estão em andamento nos municípios de Porto Velho; Costa Marques; Cacoal; Ariquemes; Rolim de Moura; Alvorada do Oeste; Vilhena; Pimenta Bueno; Ji-Paraná; Candeias do Jamari; Ouro Preto do Oeste, Novo Horizonte; São Miguel do Guaporé e Jaru.


“Tchau Poeira” em Ariquemes

“É possível o Governo estar levando recurso para as cidades, porque foi feita uma gestão responsável, pensando em levar benefício à população de todos os municípios. O Estado é triplo ‘A’ em solidez fiscal e nota ‘A’ em transparência dos dados contábeis. E essas são obras que irão trazer mais qualidade de vida aos moradores, que se sentirão mais seguros e terão mais dignidade, além disso, contribuem para a transformação do Estado de Rondônia”, afirma o governador de Rondônia, Marcos Rocha.

A previsão é que no segundo semestre deste ano, todas as frentes de serviços sejam ativadas e até o final de 2023; mais de mil quilômetros de asfalto sejam aplicados nos 52 municípios. Deste total, mais de 560 quilômetros são asfalto novo; mais de 540km são de recapeamento e ultrapassa a 100km, o microrrevestimento.

TCHAU POEIRA

A ampliação da malha viária urbana pavimentada ou recapeada nos municípios rondonienses é realizada com recurso próprio do Poder Executivo, e faz parte do Projeto ‘‘Tchau Poeira’’ lançado em maio do ano passado, com a destinação de mais de R$ 660 milhões.


“Tchau Poeira” em Ji-Paraná

O coordenador do “Tchau Poeira”, projeto vinculado à Casa Civil, Rodrigo Flávio da Silva explica que a ideia surgiu da preocupação do Governo do Estado, em destinar o superavit, que o Executivo havia conquistado, em algo, que fosse fazer a diferença na vida dos rondonienses.

Rodrigo Flávio da Silva conta que após o diálogo entre o governador, o secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves foi incumbido da missão de identificar a principal necessidade dos rondonienses.

O secretário Júnior Gonçalves fez reunião com as equipes da Casa Civil e do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes – DER, sendo identificado que asfalto era a principal demanda apresentada pelas prefeituras, e seguindo o princípio de considerar as solicitações daqueles que conhecem de perto a necessidade da população em cada localidade, nasceu o ousado projeto de asfaltamento urbano.

Batizado como “Tchau Poeira”, inicialmente, a ideia era levar asfalto às ruas que nunca foram pavimentadas. As vias foram priorizadas de acordo com as demandas apresentadas pelas prefeituras.


“Tchau Poeira” em Costa Marques

Porém, segundo o coordenador do projeto, a ideia inicial, de só aplicar asfalto novo foi modificada diante de tantas demandas de recapeamento apresentadas pelos prefeitos. ‘‘Eles alegaram que precisavam também reconstruir o asfalto que já estavam muito danificado’’, disse Rodrigo Flávio da Silva.

Sensível à situação, o Governo do Estado, então passou a contemplar obras de recapeamento, por meio do “Tchau Poeira”.

IMPACTO

Para o coordenador do “Tchau Poeira”, o projeto está transformando não só a infraestrutura dos municípios, mas também exerce um impacto social muito positivo e forte.

‘‘Mil quilômetros representa a grandiosidade da importância que o Executivo Estadual deu ao objetivo de levar a política pública na ponta; levar aquilo que não é obrigação do Governo do Estado, mas sim, do municipal, movido por minimizar o sofrimento daqueles que moram em ruas sem asfalto, e têm transtornos com a poeira, desde aspectos considerados mínimos, como os gastos com produtos de limpeza para dar conta de manter a casa limpa, que para muitos pode parecer irrisório, mas para tantos, o custo interfere no orçamento doméstico, até a melhora da infraestrutura dos municípios, que traz mais segurança para a trafegabilidade, e ainda há o aspecto da geração de empregos locais por meio das obras’’.


“Tchau Poeira” em Vilhena

O “Tchau Poeira” também demonstra a sensibilização do Governo do Estado com a carência de apoio aos municípios, que tiverem os cofres públicos afetados pelos gastos com a pandemia, e ficaram com praticamente nada para investimentos.

MODALIDADES

O coordenador explica que o “Tchau Poeira” é realizado por meio de três modalidades, sendo elas a de execução direta feita pelo DER, execução indireta, ou seja, contratação de empresa pelo Executivo Estadual, e é a que concentra mais obras; e por convênio com as prefeituras, que é o repasse de recurso. ‘‘Nunca vi um projeto de asfaltamento assim. São várias formas de execução’’.

EXECUÇÃO DIRETA

As obras por execução direta feita pelo DER representam quase 50% de todos os serviços já executados. De acordo com o diretor-geral do DER, Eder André Fernandes Dias, para atender as demandas do “Tchau Poeira”, o departamento fortaleceu a estrutura com novos equipamentos e insumos.

Ruas com boas qualidades de tráfego refletem em uma melhor qualidade de vida para os cidadãos

Ele explica ainda quanto à qualidade da massa asfáltica que está sendo aplicada. ‘‘São utilizados quatro tipos, um deles é o Concreto Betuminoso Usinado a Quente – CBUQ, aplicado em ruas sem pavimento, bem como no recapeamento. Temos o microrrestimento que também é uma forma de recapeamento, e por convênios tem o Tratamento Superficial Duplo – TCD, um pavimento usinado a frio’’, explica o diretor-geral do DER.


São utilizados quatro tipos de massa asfáltica nos pavimentos e recapeamentos
Eder André Fernandes Dias avalia o projeto como de extrema importância para o desenvolvimento dos municípios, e consequentemente do Estado. ‘‘Ruas com boas qualidades de tráfego refletem em uma melhor qualidade de vida para os cidadão, seja o asfalto chegando em vias que não tinham pavimento ou aumentando a vida útil daquelas já asfaltadas. É um projeto magnifico’’.

CELERIDADE

Agora que as novas modelagens permitiram avançar nas contratações de empresas para executar as obras e com a proximidade do verão amazônico que dá ainda mais condições para que os serviços sejam feitos com agilidade, a estimativa é ter um salto significativo dos quilômetros alcançados pelo “Tchau Poeira”.

CONTEXTO HISTÓRICO2019 – o Governo de Rondônia iniciou o planejamento para fortalecer a economia do Estado;

2020 – a pandemia exigiu gastos inesperados para salvar vidas diante do avanço da covid-19, mas o Poder Executivo mantém esforços para fortalecer, além da saúde, outros eixos de desenvolvimento;2021 – o Executivo Estadual por meio da gestão estratégica de gastos com uso responsável do recurso público alcança superavit para grandes investimentos no desenvolvimento do Estado;13 de abril de 2021 – a Assembleia Legislativa de Rondônia – ALE/RO aprova a execução do projeto “Tchau Poeira” pelo Governo de Rondônia;12 de maio de 2021 – Lançamento do “Tchau Poeira”, e Fevereiro de 2022 – o Poder Executivo alcança a marca dos mil quilômetros de asfalto garantidos no orçamento para serem destinados aos municípios.

Fonte: Governo de Rondônia