Vacinas têm a função de estimular corpo a produzir respostas imunológicas de proteção contra determinadas doenças

Porto Velho, RO - Desde o nascimento até a velhice, todos os brasileiros precisam seguir o Calendário Nacional de Vacinação. As vacinas têm como função estimular o corpo a produzir respostas imunológicas de proteção contra determinada enfermidade, assim, reduzindo o número de doenças infecciosas e transmissão, e consequentemente reprimir a quantidade de pessoas hospitalizadas, diminuindo gastos com medicação, contribuindo assim para a erradicação de moléstias e, principalmente a redução de mortalidade.

Vacinas como a pentavalente (DTP + HB + Hib), que previne doenças como a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite e outras infecções causadas pelo haemophilus influenzae tipo B, são necessárias três doses, ainda nos primeiros meses de vida. Na fase adulta, dependendo do cartão vacinal, é necessário aplicar a dose reforço de alguns imunizantes.

Tabela mostra vacinas disponíveis todos os dias na Unidade de Saúde

O diretor-geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa, Gilvander Gregório de Lima reafirma o quão se faz necessária a realização de vacinação em todas as etapas da vida, por estar relacionada ao risco de reintrodução de doenças, que estão sob controle ou em processo de erradicação por vacinas.

“O Estado tem em processo de investigação registrado no Sistema Nacional de Notificação casos de sarampo, paralisia flácida aguda – PFA, coqueluche, que apesar de não confirmados, são exemplos de doenças que já estavam controladas ou eliminadas pelo uso de vacinas. Dessa forma é preciso o acompanhamento do esquema vacinal, orientação e regularização das carteiras da população”, enfatiza.

Neste sábado (25), dia V de multivacinação da campanha estadual estarão disponíveis nos postos de saúde, dos 52 municípios, as seguintes doses de vacinas:pentavalente;

pneumocócica 10 valente;
poliomielite;
tríplice viral; (sarampo) e
hepatite B;

Vão estar também à disposição da população rondoniense, os imunizantes contra a covid-19; influenza (gripe) e sarampo.

Fonte: Governo de Rondônia