Porto Velho, Rondônia – A história da jovem vilhenense Vânia Basílio, que aos 18 anos assassinou o ex-namorado Marcos Catanio a facadas durante o ato sexual em 2.015, foi tema de uma das edições do programa Investigação Criminal, atração do canal Operação Policial, que tem quase um milhão de inscritos no YouTube.

O programa dedicado ao caso que aconteceu em Vilhena no dia 30 de dezembro daquele ano chocou a cidade e o Estado, chegando na ocasião a ter repercussão nacional, debate o crime sob o aspecto da psiquiatria forense e a psicologia criminal, através da avaliação de especialistas.

São exibidas várias imagens da época, como a entrevista coletiva que a assassina concedeu à imprensa local logo depois de ser ouvida pelas autoridades policiais, assim como do julgamento de Vânia, que aconteceu em 2.017.

Publicado há cerca de quatro meses, a edição do programa já tem quase 180 mil visualizações, dez mil likes e cerca de 900 comentários.

Vânia foi considerada pela Justiça como sociopata, diagnóstico que diminuiu sua pena inicial de 13 anos para oito anos e quatro meses de prisão. Em setembro do ano passado, após ter ficado seis meses cumprindo pena em regime fechado, ela teve foi beneficiada pelo sistema de progressão, e está em regime semiaberto, monitorada por tornozeleira eletrônica.

Na avaliação dos especialistas do programa ela possui todas as características de uma pessoa psicopata, e o diagnóstico realizado pelos profissionais do Estado que a avaliaram foi considerado perfeito.

Um dos momentos mais marcantes do documentário acontece logo depois da exibição de imagens da entrevista coletiva que Vânia concedeu logo depois de ser presa, quando a apresentadora afirma que a assassina tem “o sorriso do Coringa nos lábios” quando fala sobre seu feito.

Confira abaixo a íntegra do programa: