Eleições 2022 - Rondônia

Porto Velho, RO - Ernane Coelho conversou com exclusividade com o ALÔ RONDÔNIA neste final de semana, ocasião em que discorreu acerca dos preparativos do Partido dos Trabalhadores de Rondônia para a participação da legenda no processo eleitoral.

Em primeiro lugar ele explicou que o PT está unido através de uma federação ao PCdoB e ao PV em âmbito nacional, situação que deve ser seguida pelas três legendas nas esferas federal, estadual e municipal até 2026, ou seja, compreendendo o período das duas próximas eleições.

No sistema federado os partidos preservam suas identidades próprias, mas estabelecem um estatuto comum regendo o exercício de eventuais mandatos conquistados e governabilidade, entre outros aspectos.

A composição das nominatas desta federação em Rondônia é balizado pelo resultado das eleições de 2.018, e a composição ficou definida da seguinte forma: para a disputa das vagas à Assembleia Legislativa serão 13 vagas para o PT, nove do PV e três do PCdoB; e na composição do grupo que vai concorrer às cadeiras da Câmara do Deputados serão quatro do PT, três do PV e duas do PCdoB.

Sobre os nomes que o Partido dos Trabalhadores lançará nas disputas proporcionais, os que estão praticamente definidos são para concorre a deputado federal: a ex-senadora Fátima Cleide, o ex-prefeito de Ministro Andreazza Gervano Vicente, o ex-vereador e ex-deputado estadual Cláudio Carvalho e a presidente da Fetagro Alessandra Lunas.

Para as eleições majoritárias, o PT faz parte de uma frente que agrega outras seis legendas: PSB, Solidariedade, Cidadania, PCdoB, PSOL e PV, que estão unidas em torno da pré-candidatura de Lula.
O grupo tem três nomes para concorrer ao governo estadual: Daniel Pereira, Anselmo de Jesus e Vinícius Miguel, com a perspectiva de lançar um deles com apoio dos demais, de acordo com critérios acordados pelo grupo.

Para concorrer ao Senado Federal, o nome que está sendo trabalhado é o do petista Ramon Cujuí.