Curso busca otimizar acesso aos usuários que necessitam de atendimento especial

Porto Velho, RO - Dando continuidade às ações de qualificação dos servidores da educação, os profissionais das bibliotecas municipais de Porto Velho recebem um curso para otimizar o atendimento aos usuários com deficiência.

O curso acontece entre os dias 9 a 13 de maio por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e tem como tema o “Conhecimento e manuseio de novas tecnologias assistivas”. Com aulas síncronas e assíncronas (videoaulas ao vivo e gravadas), o tema gira em torno da inclusão das pessoas que necessitam de atendimento especial.

“É uma estratégia para melhorar o atendimento nas bibliotecas públicas e promover a democratização do acesso e acessibilidade atitudinal em prática”, comenta Juliene Rezende, diretora do Departamento de Políticas na Educação da Semed.

O curso será ministrado pela Mestre em Biblioteconomia Sulamita Nicolau de Miranda, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, e tem como objetivo cumprir o Plano Municipal de Educação (PME) de garantir a formação de todos os profissionais da educação dentro da sua jornada de trabalho.


Biblioteca Francisco Meirelles, Centro de Porto Velho

“Esta é uma oportunidade para trocar experiências e evoluir em nosso trabalho. A Secretaria de Educação, como gestora das Bibliotecas Públicas Municipais, atua no sentido de promover aos usuários o ponto de acesso a todo tipo de conhecimento e proporcionar ao profissional que trabalha nela a gama de conhecimento para se modernizar e oferecer um serviço de ainda melhor qualidade”, disse a Secretária Municipal de Educação, Gláucia Negreiros.

CAPACITAÇÃO EAD

Trata-se de um curso de curta duração na modalidade EAD, com informação básica para o conhecimento introdutório dos temas que envolvem a acessibilidade, tecnologia assistiva e inclusão da pessoa com deficiência.

Cada tópico terá o texto base com o desenvolvimento do tema e textos ou vídeos de apoio. “A importância deste curso visa melhorar nosso atendimento para este público, para isso nossos profissionais precisam ser capacitados para usar as novas tecnologias que irão auxiliar inclusive os deficientes audiovisuais”, completou Alexandre Dourado, diretor da biblioteca Viveiro das Letras.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)