Ministério Público coordena reunião e cria Força-Tarefa de prevenção e combate a queimadas em Ouro Preto



Porto Velho, RO - A 2ª Promotoria de Justiça de Ouro Preto do Oeste, por meio de sua titular, Promotora de Justiça Marlúcia Chianca de Morais, promoveu na sede do MP no Município uma reunião para tratar de forma preventiva de um sério problema que surge todos os anos no período do verão amazônico: as queimadas.

O encontro, de iniciativa da Promotora, resultou na formação de uma força-tarefa responsável pela educação, fiscalização e autuação no combate e prevenção das queimadas urbanas e rurais na Comarca de Ouro Preto do Oeste/RO.

A referida força-tarefa tem o envolvimento, além do MP, de representantes da Secretaria do Meio Ambiente de todos os Municípios da Comarca, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar Ambiental e da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental - SEDAM.

Na ocasião foi estabelecido ainda entre as instituições parceiras um plano de ação para enfrentamento das queimadas, envolvendo: divulgação em todos os canais de comunicação do aplicativo Guardiões da Amazônia, para que a população realize as denúncias, cronograma das ações de fiscalização da equipe, recolhimento de lixo verde pelos Municípios, a fim de evitar as queimadas urbanas, realização de campanhas educativas junto à rede municipal de ensino, entre outros.

A Promotora de Justiça Marlúcia Chianca de Morais justificou a necessidade de começar tais ações antecipadamente na tentativa de conscientizar a população para que se evite atear fogo nos quintais de casa ou em áreas rurais. “É uma questão séria, que afeta a todos, haja visto que além de prejuízos ao meio ambiente, a fumaça das queimadas é um agravante para a saúde da população”, concluiu.


Fonte: DCI - Departamento de Comunicação Integrada

Postar um comentário

0 Comentários