Nova sede do Idep vai funcionar na Avenida Tiradentes – Setor Industrial, em Porto Velho

Porto Velho, RO - O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – Idep ganhará nova sede a partir desta segunda-feira (30). Responsável por toda a gestão e política de Educação Profissional do Governo de Rondônia, a Autarquia passará a funcionar na Avenida Tiradentes, n° 3009 – Setor Industrial de Porto Velho.

Com quase seis anos de história, o Idep oferece capacitação profissional gratuita, mediante cursos técnicos, de qualificação profissional e formação inicial. Na atual gestão, foram mais de 19 mil alunos matriculados em todo o Estado, por meio das unidades executoras.

Nesse sentido, no novo prédio, o Poder Executivo também inaugurará nova sede para uma das unidades executoras do Idep, a Escola Técnica Estadual – Etec, com dez salas de aulas, e capacidade para 840 alunos, divididos nos três turnos diários.

IDEP

Criado em dezembro de 2016, por meio da Lei Complementar 908/2016, o Idep tem o propósito de oferecer à sociedade rondoniense inúmeras oportunidades educacionais gratuitas e potencialização das forças de trabalho, como marco de sustentação e fortalecimento da capacidade profissional produtiva para o desenvolvimento competitivo do Estado, sendo legítimo parceiro das políticas socioeducacionais.

Na atual gestão foram mais de 19 mil alunos matriculados em Rondônia, por meio das unidades executoras do Idep

A atuação do Idep faz parte da prioridade do Plano Estratégico do Governo de Rondônia para levar profissionalização e melhor qualidade de vida aos rondonienses, mediante a elevação da empregabilidade, oportunidade de empreender e reconversão profissional.

ESCOLA TÉCNICA

Na modalidade presencial, a unidade executora Etec PVH, já conta com diversas turmas, nos cursos Técnico em Eventos, Técnico em Guia de Turismo, Técnico em Secretaria Escolar, Técnico em Comércio, formação inicial em Empreendedorismo, Gestão Escolar e Mediação de Conflitos e Promotora de Vendas.

Além disso, é a partir da Etec PVH que são ministrados alguns cursos remotos, ofertados aos municípios rondonienses por meio de diversos polos e salas descentralizadas, com cursos técnicos nas formas concomitante e subsequente, de qualificação profissional e formação inicial, durante os três turnos diários.

PRÓXIMOS PASSOS

Previsto ainda para o primeiro semestre de 2022, o Executivo Estadual irá inaugurar mais uma sede administrativa do Idep com a finalidade de ampliar sua atuação e ser fonte de apoio logístico para a maior descentralização e ampliação do alcance da oferta de Educação Profissional, em todo o Estado de Rondônia.

Fonte: Governo de Rondônia