Fease contribui na formação e qualificação profissional dos socioeducandos em Rondônia

Porto Velho, RO - Para os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, a vida após o cumprimento destas, ainda é um desafio no cenário educacional e profissional. Por isso, a Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo – Fease desenvolve programas e projetos, contribui na formação e qualificação profissional dos socioeducandos em Rondônia, por intermédio do trabalho.

De acordo com o diretor da Unidade de Internação Masculina Sentenciada de Porto Velho, Wellington Teles, o sistema socioeducativo avançou muito nos últimos três anos. “As unidades nunca tiveram uma estrutura macro como as de hoje. A implantação da Escola Socioeducação, com ensino regular dentro das unidades, além do apoio aos nossos diretores para que consigam fazer todo o trabalho necessário, também são avanços jamais vistos dentro da área”, afirmou.

Por meio desses processos socioeducativos, é oferecida igualdade de oportunidades aos padrões compatíveis com os diversos estágios do desenvolvimento pessoal e social. Para o presidente da Fease, Antônio Francisco Gomes Silva, a participação do Governo de Rondônia foi efetiva e crucial para o progresso deste setor.

“O sentimento é de muita gratidão por tudo o que tem sido feito dentro destas unidades. Vale destacar o apoio às reformas das unidades, a implantação do programa de semiliberdade na Capital e a criação da Escola São Domingos Sávio, que atende os socioeducandos dentro das unidades, em tempo regular. Outra medida foi a valorização dos profissionais do sistema, que tiveram, pela primeira vez, o reajuste salarial. Esses são alguns dos marcos mais importantes para as medidas socioeducativas. É o nosso compromisso contribuir com a inclusão desses adolescentes”, disse o presidente.

A produção em gesso 3D é um dos projetos desenvolvidos

PRINCIPAIS AÇÕES

Dentre os vários projetos, as oficinas dentro das unidades é uma das medidas que fazem os socioeducandos terem a chance de aprender a produção de aviões em isopor (aeromodelismo), placas de gesso 3D, crochê, horticultura, jardim alternativo, xadrez, informática, produção de pão caseiro, e outras atividades.

No início do ano, a Fease promoveu em todas as unidades no interior do Estado, uma série de reuniões com os servidores, para apresentar o projeto de Boas Práticas do Sistema Socioeducativo, concebido e orientado pelo Governo de Rondônia, com o objetivo de atender cerca de 137 socioeducandos, a exemplo dos projetos desenvolvidos em Porto Velho.

Outro projeto recente, tem sido os campeonatos de futsal; acompanhado de palestras educacionais voltadas ao esporte. A programação pretende estimular a reflexão da sociabilidade através do esporte, bem como, destacar a importância do esporte em diversas áreas; como a saúde física, mental, social e familiar.

INVESTIMENTOS NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO

Nos últimos três anos, os investimentos estão distribuídos em:

Material de consumo: aquisição de materiais de esporte, como bola de futebol, mesa de ping-pong, material pedagógico, material de segurança, material de expediente, kit de higiene, material hospitalares;

Material permanente: aquisição de cadeiras, computadores, mesas, armários e demais objetos, a fim de suprir as necessidades da nova estrutura da Fease e atender as demandas administrativas das unidades;

Serviços: processo de aquisição de empresa para fornecer limpeza de fossas sépticas e de vigilância patrimonial às unidades socioeducativas, limpeza de piscina e afins.

Fonte: Governo de Rondônia