Ao todo, 300 crianças foram beneficiadas com turnos de manhã e à tarde

Porto Velho, RO - A Escola Municipal de Educação Infantil Odília Pereira de Oliveira (Unidade II) - Creche Alphaville, no bairro Rio Madeira, foi entrega à população de Porto Velho nesta sexta-feira (6), após o investimento de cerca de R$ 600 mil na conclusão da obra, através de recursos próprios da Prefeitura de Porto Velho.

“Conseguimos resgatar esse patrimônio, que é muito importante. Esta escola tem capacidade para atender 300 crianças, nos turnos da manhã e tarde. Podemos passar com grata satisfação a notícia de que todas as vagas já foram preenchidas”, disse o prefeito Hildon Chaves durante a solenidade de inauguração.


Prefeito Hildon Chaves destacou importância da unidade modelo

De acordo com a titular da Semed, Gláucia Negreiros, a escola já iniciou o seu funcionamento, sendo uma referência em Educação Infantil. “Inclusive, aqui estamos desenvolvendo um projeto piloto de Escola Sustentável, sendo a primeira da rede municipal de Ensino. Já está disponibilizada uma horta, que é cuidada e zelada pelas crianças com o apoio dos profissionais”, disse ela.

Gláucia reforçou que, ainda haverá um trabalho amplo e de formação continuada, visando expandir os conhecimentos na área às crianças, desde as primeiras etapas da educação básica e que possa levar aos seus lares.

Satisfeita e grata pelo novo ambiente para atender o seu filho Abner, a dona de casa Ainoã Escórcio de Sousa considera a estrutura muito bem organizada. “Ela é bem feita e me deixa feliz, pois no começo a gente sempre tem medo.

Senti segurança pelos professores e pelo modo como o trabalho vem sendo feito. De fato, me deixou muito surpresa, a escola está muito bonita e feliz, além de me deixar muito mais segura”, declarou. As aulas, antes da inauguração, começaram na modalidade remota.


Escola será referência na educação infantil do município

INFRAESTRUTURA

A nova unidade escolar vai atender diversos públicos, sendo: creche a partir de dois anos e pré-escola até cinco anos. A estrutura é composta de banheiros (simples e adaptado para cadeirantes), banheiras, fraldários e cadeiras para amamentação, salas de direção, professores, secretaria, administrativo, cozinha, área de serviço, depósito e almoxarifado.

Todo o mobiliário também foi adquirido pela Prefeitura, além de centrais de ar e parque, que somam mais de R$ 200 mil. A creche também faz parte do Programa Proinfância, do Governo Federal.

HOMENAGEM

A cerimônia contou com os familiares de Odília Pereira de Oliveira, professora e que era uma batalhadora pela Educação. Ela chegou a Porto Velho ainda em 1940, oriunda do Amazonas (AM).

Segundo o filho, Mário Jorge Sousa de Oliveira, que também seguiu os passados da mãe sendo professor, àquela época era mundo difícil, de discriminação contra mulheres, e que dona Odília passou por vários setores dentro do ambiente escolar.

“Foi uma verdadeira educada. Toda a família está muito grata pela homenagem. Penso que a Prefeitura neste momento reconhece o valor de seu profissional, de quem trabalhou pela Educação. A nossa gratidão eterna à sociedade portovelhense”.

REGISTROS

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração, o subsecretário de Política Intersetorial, Devanildo Santana; os secretários municipais de Resolução Estratégica de Convênios e Contrato (Semesc), Rosineide Kempim e do adjunto, Basílio Leandro; de Serviços Básicos de (Semusb), Wellem Prestes; de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Glayce Bezerra; e da adjunta da Semed, Paula Ramos de Souza; além dos vereadores Aleks Palitot, Paulo Tico e Márcia Socorrista.

A escola está localizada na rua Cevante Monteiro, esquina com Tavares Benevid, S/N


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)