Equipe de Rondônia visitaram os estados, em busca de melhores práticas de gestão de políticas públicas

Porto Velho, RO - Com o objetivo de buscar referência para implementar melhores práticas de gestão em Rondônia e avançar na qualidade dos serviços prestados; gestores e técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog, concluíram na úlitma semana, uma agenda de visitas técnicas a instituições dos estados de Santa Catarina e Ceará, reconhecidas como modelo na implementação de iniciativas inovadoras de gestão.

Em Santa Catarina, a equipe rondoniense, formada pela coordenadora de Desenvolvimento e Políticas Públicas – CDPP, Valéria Moreno; a especialista em Políticas Públicas, Jhennifer Nalim; e a analista de sistemas, Ariane Dias, teve a oportunidade de conhecer, in loco, como funciona o modelo de gestão por Indicadores de Desempenho utilizado pela Secretaria de Estado da Administração – SEA.

O modelo norteia os resultados do Executivo no âmbito da melhoria da gestão, do investimento em Infraestrutura e Mobilidade, e da geração de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Social.

A coordenadora, Valéria Moreno, explicou que a metodologia utilizada pela Coordenação de Gestão de Resultados da SEA, foi a Multicritério de Apoio à Decisão – Construtiva (MCDA-C). O modelo consiste em uma ferramenta de auxílio à tomada de decisão em um contexto multicritério e que se propõe buscar, uma solução que melhor se enquadre nas necessidades do decisor e no contexto decisional como um todo.

Ela ressaltou ainda que a responsabilidade de elaborar o Planejamento Estratégico de Rondônia passa pela Sepog e que, dessa forma, a busca de instrumentos e modelos de referência representa o interesse do Estado em desenvolver um plano realmente exequível e que atenda às necessidades do cidadão.

“O planejamento vai além do plano em si. Existe uma série de etapas que influenciam de forma significativa o resultado dos projetos na sociedade. É preciso utilizar ferramentas e instrumentos de monitoramento e avaliação, por exemplo, entre outras ações”, ressaltou Valéria.

No estado do Ceará, o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica – Ipece, também foi uma das instituições selecionadas pela equipe de Políticas Públicas da Sepog como referência e recebeu o gerente de Desenvolvimento e Políticas Públicas – GDPP, Nickson Neres, e os especialistas de políticas públicas, Luciano Matos e Ronaldo Ribeiro.

O órgão é referência na geração de estudos, pesquisas e avaliação de políticas públicas, ações que também fazem parte das atribuições da Sepog em Rondônia. “Com a bagagem de conhecimento adquirida, vamos alinhar o desenvolvimento de melhorias e adaptá-las à realidade do Estado para que a gestão dos projetos de Políticas Públicas tenham resultados cada vez mais efetivo”, destacou o gerente Nickson Neres.

Fonte: Governo de Rondônia