Eleições 2022 - Rondônia

Porto Velho, RO – A região do extremo Sul do Estado, que conta com sete Municípios, conta com uma das maiores bancadas regionais na Assembleia Legislativa, mas a classe política regional quer ampliar esta representatividade.

Para tanto os partidos organizados no chamado Cone Sul estão apresentando uma boa quantidade de candidatos, em diversas frentes políticas, buscando elevar o número de cadeiras da região no Poder Legislativo do Estado.

Hoje as cidades sulistas dispõem de quatro deputados estaduais: Luizinho Goebel (PSC), Chiquinho da Emater (PSB), Ezequiel Neiva e Rosângela Donadon (ambos do União Brasil).

Todos eles são candidatos à reeleição, além de mais 13 postulantes, vários com experiência política ou mesmo em exercício de mandato: Adilson de Oliveira (PSD), André Brito (PSC), Bombeiro Bueno (Republicanos), Cristiane Macedo (PMN), Darci Cerutti (PL), Dhonatan Pagani (PODE), Edinho da Rádio (PSC), Giuliano Dourado (PSB), Jacira da Saúde (PSC), Professora Vivian Repessold (PP), Rosivaldo Paiva (PATRIOTA), Vô da Rádio (PDT) e Zé Duda (PSB).

A bancada do Cone Sul na ALE, apesar de ser razoável, já foi maior em legislaturas passadas, sendo que em gestão da época da virada do milênio contou com seis deputados estaduais.