Foram elaborados relatórios com recomendações destinadas às instituições que atuam no sistema de execução penal em Rondônia

Porto Velho, RO - A Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, por meio do Conselho Penitenciário do Estado de Rondônia – Copen, em busca de realizar melhorias no Sistema Penitenciário Estadual, realizou visitas entre os dias 25 e 29 de abril em cinco unidades prisionais do Estado. As unidades inspecionadas ficam localizadas nos municípios de Alta Floresta D’Oeste, Santa Luzia D’Oeste e Rolim de Moura. No total 329 reeducandos foram atendidos durantes as visitas.

O Copen é um órgão vinculado ao gabinete da Sejus, mas com colegiado e regimentos próprios. Seus membros são indicados por vários órgãos, entre eles Ordem dos Advogados – OAB, Ministério Público do Estado de Rondônia – MP-RO e Ministério Público Federal – MPF. O Presidente do Copen, Alonso Joaquim da Silva, ressalta a importância das inspeções para Rondônia.

“Essas visitas são da maior relevância para que o Conselho possa tomar conhecimento de todas as problemáticas do sistema carcerário do Estado, permitindo, assim, contribuir para o aprimoramento do sistema”, finaliza.

Após a conclusão de todas as visitas, foram elaborados relatórios de diagnósticos com recomendações destinadas às instituições que atuam no sistema de execução penal em Rondônia.

As inspeções contaram com a participação do presidente do Copen e representante da Ordem dos Advogados – OAB, Dr. Alonso Joaquim da Silva, Elias Rodrigues da Silva, vice-presidente do Copen e representante do Conselho da Comunidade, Maria de Fátima de Oliveira Mello, representante do Conselho Regional de Psicologia, Maria Elilde Menezes dos Santos e Túlio Rogério de Souza Lima representantes da Sejus, e também Reginaldo Trindade, como representante do MPF.

Fonte: Governo de Rondônia