Porto Velho, RO - O Programa “SENAI vai até você” está fazendo história no Estado, destacando o município de Alto Paraíso, onde mais uma vez, em parceria com a Prefeitura e Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), qualificou e formou 20 jovens para o mercado de trabalho.

Com a participação da gerente da unidade SENAI de Ariquemes, Ângela Candelório Bim, dentre outros convidados, foram entregues os certificados para os concludentes do curso Qualificação em Montador e Reparador de Computadores.

Durante o curso de Qualificação para Montador e Reparador de Computadores, com carga horária de 160 horas, os alunos aprenderam a executar, montagem e a realizar manutenção de computadores, a instalação e configuração de periféricos, além de montar, instalar, configurar e requalificar microcomputadores, aplicando normas técnicas, de qualidade e de saúde e segurança.

Investir no ensino e na qualificação profissional é ferramenta vital para capacitar o trabalhador, ampliar sua inserção no mercado de trabalho e aumentar a competitividade das empresas. É o que garante o diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago.

“O SENAI investe na formação de mão de obra qualificada que tem transformado a vida de muitas de pessoas para melhor, não apenas em Alto Paraíso, mas em todos os municípios que constituem parceria com a instituição”, disse.

O coordenador de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho destacou mais essa ação do “SENAI vai até você”, um programa de cunho social que está transformando o perfil dos participantes, abrindo as portas do mercado de trabalho e desta forma gerando emprego e renda.

Coelho ressaltou a importância do programa, pois aproxima os municípios os quais não contam com unidades físicas do SENAI. A capacitação profissional acontece na própria localidade, sem a necessidade do deslocamento dos alunos para outras cidades, focada em atividades práticas com ambiente de ensino flexível, com infraestrutura completa. Ele também ressaltou que a iniciativa de Alto Paraíso pode servir de exemplo para os demais municípios rondonienses.

“A Prefeitura parceira percebeu as ações do programa como oportunidades para capacitar e entregar ao mercado de trabalho profissionais qualificados e prontos para desempenhar suas atividades com competência. Seu público alvo são populações urbanas em situação de vulnerabilidade e risco social, residentes em municípios integrantes do programa, com idade mínima a partir de 16 anos”, explicou Ângela.

A gerente parabenizou os alunos concludentes pela dedicação ao curso e agradeceu a parceria da Prefeitura de Alto Paraíso, Semtas e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Fonte: Assessoria de Comunicação SENAI