Foto ilustrativa

Porto Velho, RO - A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (5), a Operação Reckoning, com o objetivo de combater o crime de peculato praticado por um ex-funcionário do Basa que, à época dos fatos, era lotado na agência de Extrema, distrito de Porto Velho.

De acordo com a Polícia, as investigações tiveram início em 2019 a partir de fatos comunicados pelo Basa, que detectou um desvio de R$ 781.382,84, de recursos públicos através de liberações indevidas de parcelas de financiamentos do Pronaf com recursos do Fundo Constitucional do Norte, que tinham como beneficiário final o ex-funcionário investigado.

O suspeito se utilizou indevidamente de contas de terceiros para realizar inúmeras transações para dificultar o rastreamento dos recursos desviados, nos anos de 2011 a 2013.

A Justiça Federal de Porto Velho expediu mandado de busca e apreensão contra o ex-funcionário, que foi cumprido na cidade de Anápolis (GO).

A operação denominada Reckoning é uma alusão a uma expressão da língua inglesa que significa acerto de contas, indicando que a conta pelos atos ilícitos praticados pelo ex-funcionário está sendo cobrada.

Fonte: Rondôniagora