Idosos, crianças e adolescentes são afetados pelo isolamento e ociosidade

Porto Velho, RO - A pandemia de covid-19 ampliou os casos de ansiedade na população. Entre os idosos, o consumo de bebidas alcoólicas surgiu como consequência do isolamento e da ociosidade. Estas são apenas algumas das revelações apresentadas na abertura da 3ª Conferência Municipal de Saúde de Porto Velho, que acontece durante dois dias no auditório da faculdade Uniron, no Porto Velho Shopping.

A conferência reúne especialistas de várias áreas, que debatem problemas e indicam caminhos para solução. A secretária municipal de Saúde, Eliana Pasini, falou na abertura da conferência e defendeu o engajamento de toda a sociedade na causa dos cuidados com a saúde mental.

Diante do auditório repleto de participantes, ela avaliou que é preciso criar mecanismos diferentes para atender as demandas da população. “O município de Porto Velho tem três CAPS e a demanda é de 2.500 atendimentos mensais. A pandemia deixou evidente que a saúde mental precisa ser bem cuidada”, afirmou.


Rede de atenção à saúde mental em Porto Velho foi destaque

ANSIEDADE

Rosana Nascimento, presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), agradeceu à secretária Eliana Pasini pelo apoio para a realização da conferência. Disse também que após dois anos de pandemia, muitas pessoas descobriram sintomas de ansiedade e precisaram de tratamento.

A vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Francisca Soares chamou a atenção para as demandas apresentadas pelos idosos e destacou que muitos passaram a consumir mais bebidas alcoólicas e sofreram muito com a ociosidade gerada pelo isolamento decorrente da pandemia de covid-19.

Segundo ela, a Prefeitura Municipal promoveu um grande avanço ao realizar a vacinação dos acamados em suas próprias residências.

Representando o Conselho Estadual da Saúde, Robson Cardoso Carvalho afirmou que o município de Porto Velho está na vanguarda dos serviços de saúde mental por ter três Centros de Atenção Psicossocial, inclusive um infantil.

A 3ª Conferência Municipal da Saúde Mental de Porto Velho continua na tarde desta segunda (11) e na terça-feira (12), no mesmo local. O evento é aberto ao público.


Texto: Semusa
Foto: Semusa e SMC
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)