Aplicação do inseticida acontecerá em horários estratégicos para otimizar serviços de borrifamento

Porto Velho, RO - A luta contra o Aedes aegypti em Ariquemes, ganhou reforços para o controle do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Uma parceria entre o Governo de Rondônia, por meio Agência de Vigilância em Saúde – Agevisa e 4ª Gerência Regional de Saúde – GRS de Ariquemes, com a Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, disponibilizou dois veículos equipados com o Ultra Baixo Volume (UBV), conhecido como “fumacê”.

Conforme dados do último boletim epidemiológico, divulgado no site da Agevisa, referente aos meses de janeiro a março de 2022, o município apresentava 300 casos confirmados de dengue, sendo considerado em estado de alerta.

Durante o período de 21 dias, os veículos vão aplicar o inseticida conhecido por Cielo nos bairros com maior número de casos confirmados da doença, com o cronograma atendendo os setores 6, 4, 2, 5, 3, 1, 9, Jardim Paraná e Rota do Sol, respectivamente.

A gerente da 4ª GRS, Rosecleia da Silva, explica que desde a solicitação dos veículos de UBV até o início da aplicação do inseticida, os casos tiveram um aumento considerável. “Estávamos bastante preocupados com a situação apresentada, onde mesmo com visitas e limpeza nas alamedas e residências, o número dos casos notificados da dengue estavam aumentando, por conta disso, vimos a necessidade de iniciar as ações de bloqueio vetorial”, destaca.

Com capacidade de lançar o produto em até 18 metros de altura e 50 metros de distância, os veículos aplicarão o inseticida em auxílio ao Plano Municipal de Contingência da Dengue.


Durante período de 21 dias, os veículos percorrerão bairros com maior número de casos confirmados da dengue

O secretário de Saúde de Ariquemes, Renan Carlos Rambo, enfatizou a importância da parceria entre o município e o Estado. “Estamos no período mais crítico da proliferação de focos do mosquito, onde as águas ficam empoçadas. Portanto, esse auxílio será importante para somar com as ações que estamos executando. Apesar da atuação dos veículos, continuaremos com os arrastões de visitas e limpeza, para conscientizar cada vez mais os moradores”, relatou.

Os trabalhos acontecem em horários estratégicos para otimizar os serviços de borrifamento, sendo realizados sempre antes do nascer do sol e pôr-do-sol, quando a temperatura é amena e sem ventos fortes. Os horários de atuação do veículo “fumacê” ocorre pela manhã, entre 4h30 às 8h30 e das 16h30 às 20h30.

ORIENTAÇÃO

Durante a aplicação do inseticida, é recomendável os seguintes cuidados:
janelas e portas devem permanecer abertas para receber o produto e que permaneçam assim por duas horas após a dedetização;
animais domésticos, principalmente pássaros, devem ser protegidos contra o produto dentro de casa por um período de duas horas;
bebedouros dos animais e aves devem ser colocados de boca para baixo e serem lavados antes de voltá-los para o lugar, e
roupas devem ser retiradas do varal.

Orienta-se que produtos de horta sejam consumidos somente no dia seguinte à ação. Pessoas com problemas alérgicos, respiratórios, em situação de saúde precária, crianças, idosos e gestantes também devem ser protegidos do produto.

DENGUE PODE MATAR

Apesar de todos os esforços, os Poderes Executivos também anseiam com a colaboração dos cidadãos, ao evitar deixar água parada até mesmo numa tampinha de garrafa, fazendo o recolhimento correto do lixo doméstico e telando o suspiro da fossa. São pequenas atitudes que podem evitar grandes estragos na saúde da população e, consequentemente, o sufocamento nas unidades hospitalares.

Em caso de suspeita de criadouros de mosquitos da dengue em sua localidade ou em áreas próximas, o cidadão pode entrar em contato com o setor de endemias do município. Se estiver apresentando sintomas de dengue, como febre alta, dores nas articulações e musculares, manchas vermelhas na pele, náuseas e vômitos, cansaço e falta de apetite, deve procurar a Unidade de Pronta Atendimento – UPA de sua cidade.

Para mais informações sobre o boletim epidemiológico dos dados notificados de dengue é só acessar o site da Agevisa: https://rondonia.ro.gov.br/agevisa/institucional/boletim-epidemiologico.

Fonte: Governo de Rondônia