Segundo a Semed, medida deve ser tomada como forma de segurança por causa das chuvas que dificultam acesso às escolas rurais.

Porto Velho, RO - A partir de abril as escolas rurais da rede municipal de Porto Velho devem adotar aulas remotas. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (Semed) em um memorando.

Segundo a Prefeitura de Porto Velho, a medida foi adotada como prevenção, pois estão previstas chuvas e temporais recorrentes nos próximos três meses.

Com essa condição meteorológica as estradas rurais ficam intransitáveis, várias pontes são danificadas e as escolas ficam com difícil acesso, oferecendo possíveis riscos durante o transporte escolar rural.

Os alunos das zonas rurais e ribeirinhas sofrem regularmente com a distância das escolas.

Há quatro anos a distância era causada por falta de transporte: em 2018, a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Ciranda. O objetivo era investigar e desarticular uma organização criminosa formada por servidores da Prefeitura de Porto Velho, suspeitos de fraudar licitações do transporte escolar terrestre e fluvial.

No curso das investigações, o serviço de transporte foi paralisado

Quando a situação parecia que seria solucionada, todas as escolas públicas e privadas do Brasil foram fechadas como forma de prevenir a disseminação da Covid-19.

Em fevereiro de 2022, a Prefeitura de Porto Velho informou que a frota de ônibus escolares está preparada para atender os alunos da zona rural na volta às aulas.

De acordo com a prefeitura, existem 135 veículos para atender cerca de 5 mil alunos e outros 11 ônibus ficarão de reserva para suprir qualquer eventualidade durante o ano letivo. O Município informou também que todos os ônibus passaram por manutenção e vistoria para atender a comunidade escolar. Cada veículo tem capacidade para levar 59 crianças e há assentos com elevador (para o atendimento de crianças com deficiência).

Mas, agora por condições meteorológicas, segundo a prefeitura, a partir de abril de 2022 os alunos da zona rural de Porto Velho devem voltar ao ensino remoto.

Fonte: G1/RO