Espaço busca contribuir para a arborização da capital

Porto Velho, RO - Após os trabalhos de revitalização, o Viveiro Municipal foi reinaugurado, nesta sexta-feira (11), em Porto Velho. O espaço está localizado no Parque Natural e contou com a presença do prefeito em exercício, Maurício Carvalho, e de outras autoridades.


Prefeito em exercício acompanhou reinauguração do Viveiro Municipal

Durante o período restritivo da pandemia, houve dificuldades internas e externas na produção de mudas que são cultivadas no Viveiro Municipal. Nesse momento, o município optou por revitalizar o espaço. Atualmente, mais de 21 mil mudas estão disponíveis para entrega imediata.

Presente na cerimônia, Maurício Carvalho reconheceu a integração existente entre as secretarias para um trabalho conjunto em função do bem-estar e benefícios da população.

“A gente precisa incentivar e arborizar cada vez mais a cidade para que tenhamos de verdade os benefícios da Amazônia nas nossas ruas e gerar mais saúde”, disse o prefeito em exercício.

A responsabilidade pela administração do Viveiro Municipal é da Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema). O espaço de produção tem uma capacidade de abrigar aproximadamente 200 mil mudas.

Espaço pode abrigar cerca de 200 mil espécies

“Agora temos mudas de melhor qualidade para os munícipes. Estamos aptos a ampliar a produção de espécies nativas, de fácil adaptação ao nosso solo e clima. Atualmente, há disponível ipês, sibipiruna, cedro, mogno, pau-ferro, entre outras”, informou Alexandro Miranda Pincer, titular da Sema.

ORIENTAÇÃO

Para ter acesso, é preciso abrir um requerimento junto à Sema e, com a autorização, ir até o Viveiro Municipal onde a muda será disponibilizada. O horário de entrega é das 9h às 11h, em dias úteis.

VIA DE ACESSO

Por causa da estiagem, a via de acesso ao Viveiro recebeu patrolamento para proporcionar maior conforto aos usuários do Parque Natural.

REGISTROS

O descerramento da placa contou com a presença do secretário-adjunto da Sema, Júnior Cavalcante, e servidores da pasta, da titular da Secretaria Municipal de Resolução Estratégica de Convênios e Contratos (Semesc), Rosineide Kempim, do secretário-adjunto da Secretaria de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur), Gustavo Nobre, do presidente da Empresa de Desenvolvimento Urbano de Porto Velho (Emdur), Gustavo Beltrame, da vereadora Márcia Socorrista, além de representantes da Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur).

Texto: Etiene Gonçalves
Foto: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)