A redação do jornal separou sete produções fundamentais para a história do gênero, seja para a economia ou para a cultura

Porto Velho, RO - As animações ocupam um lugar especial no imaginário de crianças e adultos. As produções, que ano após ano movimentam bilhões de dólares, são carregadas de significados e sentidos. Se em 1937 a Disney surpreendeu o mundo com o lançamento de Branca de Neve e os Sete Anões—considerado o primeiro longa do gênero—, hoje, segue criando tendências e novas formas de contar histórias.

Nos últimos meses, o filme Encanto se transformou em um dos maiores sucessos do cinema. A produção, que foi lançada em novembro de 2021, arrecadou mais de R$ 1.2 bilhão em todo o mundo (mesmo diante dos impactos provocados pela pandemia de Covid-19 na indústria do entretenimento).

Não há dúvidas sobre a importância dos desenhos, seja para a economia ou para a cultura. Por isso, a reportagem do R7 separou sete animações fundamentais para a história do gênero — considerando dados de bilheterias, crítica especializada e rankings criados por sites como Box office Mojo e Rotten Tomatoes.

1. Toy Story 4 (2019)

Quarto longa se mostra muito mais sobre paternidade, lembranças e saudade DIVULGAÇÃO

Poucos filmes trazem tantas lembranças em tantas pessoas como os da série Toy Story. Seja pela história, pelo fenômeno que o longa se tornou ou pelo choque que a tecnologia utilizada gerou, cada um tem seu momento ou personagem favorito.

Acompanhando o crescimento do público original, o quarto longa se mostra muito mais sobre paternidade, lembranças e saudade do que qualquer outro, já que mudanças aconteceram, e as novidades podem ter substituído o que já era estabelecido como certo para o núcleo principal.

No longa, que foi aclamado pela crítica especializada, Woody apresenta aos amigos o brinquedo construído por Bonnie. Forky, um personagem feito a partir de um garfo, acaba fugindo por não concordar com o novo posto. Entretanto, Woody sai em busca de Forky e no caminho acaba por reencontrar Bo Peep, çum antigo amor do cowboy.

2. Viva – A Vida É uma Festa (2018)

Filme tem a direção de Lee Unkrich, responsável por "Toy Story 3"DIVULGAÇÃO

A história gira em torno de Miguel, um menino de 12 anos que tem o sonho de ser músico e é inspirado por Ernesto de la Cruz. Mesmo com a música sendo vista com uma maldição pela família dele, o rapaz parte em busca das ambições e acaba por ir até a Terra dos Mortos.

Seguindo os passos de Moana - Um Mar de Aventuras, o filme, que tem a direção de Lee Unkrich, responsável por Toy Story 3, é marcado pela diversidade de personagens e tem um protagonista latino.

3. Branca de Neve e os Sete Anões (1937)

Filme Branca de Neve e os Sete Anões é um dos maiores sucessos da Disney DIVULGAÇÃO

O filme Branca de Neve e os Sete Anões é um dos maiores sucessos da Disney, tanto que ainda é lembrado com muito carinho mesmo sendo uma produção de 1937. O projeto, que foi baseado em um conto dos Irmãos Grimm, é considerado o primeiro longa de animação do estúdio.

A adaptação, que foi feita por Ann Blank, Richard Creedon, Merrill De Maris, Otto Englander, Earl Hurd, Dick Rickard, Ted Sears, Webb Smit e Dorothy Ann Blank, continua inspirando versões da história.

A produção foi lançada em todo o mundo, em fevereiro de 1938, e arrecadou mais de 8 milhões de dólares. À época, o desempenho surpreendeu o mercado internacional e colocou o filme na posição de maior bilheteria.

4. Soul (2020)

Produção ganhou o Oscar 2021 de Melhor Filme de Animação DIVULGAÇÃO

O filme norte-americano em 3D do gênero comédia foi produzido pela Walt Disney Pictures e Pixar Animation Studios e contou com a dipreção Peter Docter. A produção mostra a uma jornada pelas ruas da cidade de Nova York e aos reinos cósmicos para descobrir respostas às perguntas mais importantes da vida.

O longa-metragem ganhou o Oscar 2021 de Melhor Filme de Animação.

5. Os Incríveis 2 (2004)

"Os Incríveis" difere de outras produções Disney/Pixar por conter alguns temas adultos DIVULGAÇÃO

O primeiro filme da família Pêra foi apresentado em 2004 e conquistou sucesso de público e crítica, sendo indicado a quatro Oscars e vencendo dois: Melhor Filme de Animação e Melhor Edição de Som.

Os Incríveis difere de outras produções Disney/Pixar por conter alguns temas adultos no roteiro: família, morte, violência e a importância de modelos na sociedade. A fórmula também foi usada para a continuação.

O segundo filme, lançado em 2018, apesar de repetir o sucesso, também enfrentou crtíticas de pais. O diretor Brad Bird chegou a receber mensagens de espectadores que levaram os filhos para assistir a animação no cinema, mas ficaram decepcionados com o uso de palavrões. Ele rebateu alertando que não se trata de um filme infantil.

6. Zootopia (2016)

Na produção, Wilde é um verdadeiro "espertão" e trapaceiro DIVULGAÇÃO

Em 2016, a animação conseguiu desbancar Frozen: Uma Aventura Congelante e chegou a se tornar a melhor estreia dos filmes da Disney de todos os tempos. Na produção, Wilde é um verdadeiro "espertão" e trapaceiro, sempre com um esquema na manga. Judy é uma coelha dedicada com sonho de ser policial.

Os mundos dos dois se cruzam durante uma investigação da coelhinha, que sofre para provar a sua bravura e talento como autoridade. Eles se desentendem muito, mas descobrem com um tempo que podem acabar se tornando parceiros.

7. O Rei Leão (1994)

História ganhou um remake com técnicas avançadas de realidade virtual DIVULGAÇÃO

O filme de 1994 foi um sucesso global de 968 milhões de dólares que resultou em uma montagem de sucesso da Broadway, em cartaz há muitos anos, e mais de 20 produções internacionais.

Em 2019, a história ganhou um remake com técnicas avançadas que misturam realidade virtual, live-action e imagens digitais. A nova versão, que trouxe Beyoncé e Donald Glover nas vozes de Nala e Simba, é uma recriação fiel, às vezes quadro por quadro, do original, incluindo boa parte dos diálogos e canções de Elton John.

Fonte: R7